Publication Date: 30/05/2023

BioReboot wins regional Poliempreende and will represent the University of Madeira in the national final

O Projeto BioReboot sagrou-se vencedor da terceira edição do Concurso Regional Poliempreende, conquistando assim o direito de representar a Universidade da Madeira (UMa) na final nacional, que vai decorrer de 12 a 15 de junho, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos.

O projeto vencedor foi apresentado por Thiago Gomes, antigo estudante do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Agricultura Biológica da Universidade da Madeira, e propõe a utilização de polímeros criados a partir de resíduos agrícolas de cinco tipos de fibras naturais específicas da Região Autónoma da Madeira e de outras regiões subtropicais para a produção de produtos variados. Um exemplo de produto que a BioReboot irá produzir são as "BioGrowth Pods”, sementeiras biodegradáveis como uma alternativa aos materiais de plástico descartável de PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) utilizados no setor da Agricultura.

Em segundo lugar ficou o projeto Recarga Gira, apresentado por Germano Rodrigues, Cleide Santos, Luisana Becerra e Mariana Ferreira, estudantes do CTeSP em Marketing Digital no Turismo. A fechar o pódio ficou o projeto Madeira Gaming Innovation, apresentado por Pedro Rodrigues, José Gomes, José Sousa e Diogo Sousa, estudantes da Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira.

Na final regional, que decorreu no passado dia 15 de maio, no Campus Universitário da Penteada, cada finalista dispôs de quinze minutos para apresentar o seu projeto. Concluídas as apresentações, o júri procedeu à análise, discussão e avaliação dos projetos a concurso.

O júri desta edição do Concurso Regional Poliempreende foi constituído por Elsa Fernandes, Vice-Reitora; Susana Teles, Pró-Reitora para o Ensino Politécnico; Mara Franco, Presidente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão; Carlos Lopes, CEO da Startup Madeira; Duarte Rodrigues, Coordenador Banco Santander Universidades; e Helena Maio, Diretora da Portugal Ventures, S.A.

O Poliempreende é a maior rede nacional de empreendedorismo e networking no panorama do ensino superior em Portugal. A rede foi concebida com o objetivo de promover a cultura empreendedora, integrando atualmente 22 instituições de Ensino Superior Politécnico. O concurso procura estimular a criatividade e o desenvolvimento de ideias inovadoras, valorizando a investigação aplicada. A nível regional, é coordenado por Eduardo Leite, Vice-Presidente e Docente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira. Podem concorrer todos os (ex)estudantes da UMa, desde que integrem na sua equipa pelo menos um estudante, investigador e/ou professor das Escolas Politécnicas da UMa, respetivamente: Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologias e Gestão.