Publication Date: 18/03/2024

CIE-UMa Conference Cycle: Portuguese Revolution and Education

No ano em que se celebra o 50º aniversário do 25 de Abril, o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) organiza a conferência “Revolução Portuguesa e a Educação”, que será proferida por António Teodoro, Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).

Com moderação a cargo de Nuno Fraga, Professor Auxiliar com Agregação, da Faculdade Ciências Sociais da UMa, a conferência vai decorrer no dia 22 de abril de 2024, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, a partir das 14:30.

A participação é aberta ao público em geral, mas requer pré-inscrição, até 18 de abril, através do formulário disponível em https://cie.uma.pt

António Teodoro é uma figura proeminente no campo da educação e membro fundador do movimento sindical docente em Portugal. Durante uma década, de 1979 a 1989, foi Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989). Paralelamente, entre 1983 e 1994, exerceu funções de Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF.   O orador convidado teve também um papel fundamental na democratização do ensino, nomeadamente como Inspetor-Chefe do Ensino Primário (1974-1975), membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994) e consultor do Conselho de Ministros para os Assuntos da Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999).                                                                  
A sua influência não se limitou ao contexto nacional, tendo sido membro ativo de diversas organizações internacionais. Entre 1988 e 1992, foi membro do Comité Europeu da Confederação Mundial das Organizações da Profissão Docente, CMOPE/WCOTP, de 1993 a 1994, membro do Comité Europeu da Internacional de Educação e, posteriormente, de 2006 a 2014, Vice-Presidente do Comité de Investigação de Sociologia da Educação (RC04) da Associação Internacional de Sociologia.                                                                                                                      
António Teodoro é, desde 2007, coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação, fundador da Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada (SEC-SPCE), diretor da Revista Lusófona de Educação e membro do Conselho Editorial de dezenas de revistas em Portugal, Brasil, EUA e França. É ainda autor de uma vasta obra científica e de intervenção no campo da educação, publicada em português, inglês, espanhol e francês.

Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.