Publication Date: 18/10/2023

Five researchers from the University of Madeira among world's most highly cited researchers

A Universidade da Madeira (UMa) tem 5 cientistas na lista “World’s TOP 2% Scientists 2023” publicada pela Elsevier e Universidade de Stanford (EUA). José S. Câmara (Química Analítica e Química Alimentar), Professor do Departamento de Química da UMa e investigador Senior do CQM, integra pelo 4º ano consecutivo (desde 2019) a lista Top 2% dos investigadores mais citados a nível mundial.

Helena Tomás (Engenharia Biomédica) Professora do Departamento de Química da UMa e investigadora Senior do CQM, Jaison Jeevanandam (Biotecnologia), Serge Mignani (Química Orgânica), e Rosa Perestrelo (Química Analítica), todos investigadores do CQM, integram esta prestigiada lista, dos investigadores mais influentes do mundo, pelo 2º ano consecutivo.

Este ranking, conhecido como “World’s Top 2% Scientists List” foi publicado no passado dia 4 de outubro e resulta de um estudo coordenado por John Loannidis, da Universidade de Stanford, baseado em métricas padronizadas (citações, h-index, hm-index, entre outros), que permitem avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico.

Este ranking inclui mais de 100 mil investigadores, classificados em 22 áreas científicas e 174 subáreas, e está dividido em duas categorias: uma que tem como referência o impacto ao longo do último ano, 2022, e outra que permite aferir o impacto ao longo da carreira. O professor e investigador José S. Câmara integra igualmente a lista do World’s Top 2% Scientists do impacto ao longo da carreira. Refira-se ainda que este investigador integra o ranking dos melhores cientistas portugueses na área da Química (research.com).

Os resultados deste ranking são motivo de orgulho e de grande regozijo para a Universidade da Madeira e para a Região Autónoma da Madeira. Expressam o reconhecimento da qualidade e da excelência da investigação, da produção científica e dos investigadores da UMa.