
Publication Date: 12/05/2025
Conference: A New Science is Born – Early Childhood Neuropedagogy
As implicações pedagógicas da investigação cerebral vão estar em análise na conferência “A New Science is Born – Early Childhood Neuropedagogy”, que se realiza no próximo dia 16 de maio, pelas 10h30, na Universidade da Madeira (Campus da Penteada, Sala do Senado).
A conferência é organizada pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira, em parceria com o Centro de Investigação em Educação, e será proferida por László Varga, fundador do Grupo Internacional de Investigação e do Laboratório de Neuropedagogia na Infância da Faculdade de Pedagogia Benedek Elek, em Sopron, Hungria.
Além das implicações da investigação cerebral, com destaque para as mensagens mais relevantes da neurociência do ponto de vista pedagógico, estará, ainda, em discussão o conhecimento sobre o cérebro e os processos de aprendizagem. Serão igualmente apresentadas sugestões sobre como esse conhecimento pode influenciar o ensino e a aprendizagem em sala de aula.
Entre outros, o programa da conferência vai abordar temas como a neurociência e educação na primeira infância, neurociência e construtivismo, o desenvolvimento do cérebro das crianças mais novas, a relação entre a investigação do cérebro e a inteligência emocional (EQ) e a educação na primeira infância, a integração da investigação “Baseada no Cérebro, Com o Coração” na prática pedagógica, a compreensão de como as crianças aprendem e se desenvolvem, conteúdos da formação de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A conferência destina-se preferencialmente a estudantes da área da educação, técnicos superiores de educação, educadores e professores cooperantes e ao público em geral ligado à educação.
A participação na conferência é gratuita, mas requer inscrição prévia até 15 de maio através do formulário disponível em https://cie.uma.pt
Publication Date: 12/05/2025
Workshops: Loss, Grief, BibliotherapyPublication Date: 09/05/2025
Open Lectures: Aulas Abertas: Political Language and How to Analyze It/ AI and Conspiracy Theories / Some Observations on Specifics of NumeralsPublication Date: 09/05/2025
Group dynamics on hand hygiene technique - World Hand Hygiene DayPublication Date: 07/05/2025
Conference: Image: Illusion and FearPublication Date: 07/05/2025
Open Lecture: Modern Epic in Cape Verdean independence (1975-2025)Publication Date: 06/05/2025
Access to Higher Education Vocational and artistic education 2025/2026Publication Date: 06/05/2025
Open Lecture: Linguistic devices in the language of advertisingPublication Date: 06/05/2025
Publication Date: 12/04/2021
XII Congress European Society on Family Relations - Families Across Space and TimePublication Date: 24/01/2024
Project coordinated by UMa receives funding of one million eurosPublication Date: 04/03/2024
PSE Meeting 2025Publication Date: 03/02/2025
Undergraduate Degrees 2022/ 2023 - National Competition for Access and Admission to Higher Education - 3rd PhasePublication Date: 19/07/2022
Madeira Botanical Group researcher awarded at international congressPublication Date: 15/04/2025
Enrolment for Students placed in the 3rd Call of the National Competition for access to Higher EducationPublication Date: 29/10/2021
International Conference European Project SoMovED (Multiplier Event)Publication Date: 23/05/2023