
Data de publicação: 12/05/2025
Conferência: A New Science is Born – Early Childhood Neuropedagogy
As implicações pedagógicas da investigação cerebral vão estar em análise na conferência “A New Science is Born – Early Childhood Neuropedagogy”, que se realiza no próximo dia 16 de maio, pelas 10h30, na Universidade da Madeira (Campus da Penteada, Sala do Senado).
A conferência é organizada pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira, em parceria com o Centro de Investigação em Educação, e será proferida por László Varga, fundador do Grupo Internacional de Investigação e do Laboratório de Neuropedagogia na Infância da Faculdade de Pedagogia Benedek Elek, em Sopron, Hungria.
Além das implicações da investigação cerebral, com destaque para as mensagens mais relevantes da neurociência do ponto de vista pedagógico, estará, ainda, em discussão o conhecimento sobre o cérebro e os processos de aprendizagem. Serão igualmente apresentadas sugestões sobre como esse conhecimento pode influenciar o ensino e a aprendizagem em sala de aula.
Entre outros, o programa da conferência vai abordar temas como a neurociência e educação na primeira infância, neurociência e construtivismo, o desenvolvimento do cérebro das crianças mais novas, a relação entre a investigação do cérebro e a inteligência emocional (EQ) e a educação na primeira infância, a integração da investigação “Baseada no Cérebro, Com o Coração” na prática pedagógica, a compreensão de como as crianças aprendem e se desenvolvem, conteúdos da formação de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A conferência destina-se preferencialmente a estudantes da área da educação, técnicos superiores de educação, educadores e professores cooperantes e ao público em geral ligado à educação.
A participação na conferência é gratuita, mas requer inscrição prévia até 15 de maio através do formulário disponível em https://cie.uma.pt
Data de publicação: 02/07/2025
Últimas Vagas Disponíveis para as Atividades OCJF2025 – De 7 a 11 de julhoData de publicação: 27/06/2025
Sessão de Informação "Programas de Estágios Profissionais do IEM, IP-RAM"Data de publicação: 27/06/2025
Dia Internacional CONTRA O ABUSO e o TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS - Espaço Saúde +Data de publicação: 26/06/2025
Reitor da UMa recebe participantes de projeto intergeracionalData de publicação: 26/06/2025
Dia Internacional do Yoga - Espaço Saúde +Data de publicação: 20/06/2025
Projeto MathIAData de publicação: 18/06/2025
Formação Docentes e PTAG - UMa: Universidade 4.0: Estratégias Inteligentes para Atrair a Geração DigitalData de publicação: 18/06/2025
Data de publicação: 27/06/2025
Renovação de inscrição 2023/2024Data de publicação: 26/07/2023
Candidaturas aos Doutoramentos 2024/2025Data de publicação: 05/04/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - LicenciaturasData de publicação: 11/03/2024
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesData de publicação: 25/10/2021
Docentes e estudantes da UMa participam na 2.ª edição do prémio literário "Le choix Goncourt du Portugal 2024"Data de publicação: 14/05/2024
Universidade da Madeira é, a nível nacional, a instituição de ensino com maior percentagem de publicações em cooperação com a ChinaData de publicação: 11/08/2023
Concurso para o Estudante Internacional 2023/2024 - CTeSP - Fase AbrilData de publicação: 03/04/2023