Publication Date: 12/05/2023

Conference: John Dos Passos - the man, the work and the Portuguese roots

"John Dos Passos - o homem, a obra e as raízes portuguesas" é o título da conferência que irá realizar-se no dia 17 de maio, às 18h00, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), no Colégio dos Jesuítas. 

Nesta conferência, Bernardo de Vasconcelos, Coordenador do Centro Cultural John Dos Passos e Professor Auxiliar da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, irá dar a conhecer a obra e as origens de John Roderigo Dos Passos, relevante escritor modernista norte-americano, neto de um madeirense, que emigrou para os Estados Unidos em 1830. Partindo das notícias insertas na imprensa local à época, esta conferência pretende também lançar luz sobre o pensamento de Dos Passos relativamente à sua herança portuguesa e a preparação do que viria a ser a sua última obra publicada em vida – The Portugal Story (1969).

A conferência é organizada pelo Centro Cultural John Dos Passos em parceria com o Conselho de Cultura da UMa e integra o programa da primeira edição do Ser Humano: Festival das Humanidades, que vai realizar-se entre 15 e 21 de maio, com o objetivo de partilhar o conhecimento que vai sendo produzido no âmbito das Humanidades e promover o debate sobre a sua importância.

Bernardo de Vasconcelos é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1994), Mestre em Linguística Inglesa (2004) e Doutor em Linguística Aplicada (2007). Em 2012, completou um MBA Executivo em Gestão de Negócios Internacionais. As suas áreas de investigação incluem linguística de corpora, estudos de género, estudos de tradução, literatura comparada e literatura de viagem. Presentemente em mobilidade como Coordenador do Centro Cultural John Dos Passos, direciona os seus esforços para a sensibilização, na Madeira e fora dela, da importância de Dos Passos, da sua obra e da inerente e vinculativa ligação transatlântica, bem como para o reforço dos laços com todas as instituições, nomeadamente americanas, com as quais o Centro pode trabalhar para atingir esse objetivo.

Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens