Publication Date: 29/08/2018

Professor at the University of Madeira integrates UN experts group

Manfred Kaufmann, Docente da Faculdade das Ciências da Vida da Universidade da Madeira (UMa), vai integrar um grupo de peritos das Nações Unidas, para elaborar o Segundo Ciclo do Processo Regular de Avaliação Global do Estado do Ambiente Marinho, incluindo Aspetos Socioeconómicos.

Manfred Kaufmann é Doutorado em Oceanografia Biológica e tem um Mestrado em Biologia, pela Universidade de Kiel, na Alemanha. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Vida da UMa, onde tem sido responsável pela lecionação de diversas unidades curriculares no âmbito da Biologia Marinha e Oceanografia, Zoologia, Ficologia e Ciências Biológicas. Foi diretor de curso da Licenciatura em Biologia e é atualmente diretor de curso do Doutoramento em Ciências Biológicas da UMa. É ainda membro do Laboratório de Biologia Marinha e Oceanografia da UMa, do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto, e do Observatório Oceânico da Madeira, tendo integrado diversas expedições oceanográficas internacionais a bordo de navios de investigação.

O Processo Regular de Avaliação Global do Estado do Ambiente Marinho foi criado em 2004, sob a égide da Assembleia Geral das Nações Unidas, tendo como propósito uma melhor compreensão dos oceanos e o desenvolvimento de um mecanismo global que forneça informações, com base científica, aos tomadores de decisões e ao público em geral. O primeiro Ciclo desta avaliação culminou com a elaboração e apresentação, em dezembro de 2015, do First World Ocean Assessment (WOA I). Neste relatório, estruturado em 55 capítulos, é fornecida uma visão holística do estado dos oceanos e estabelecidas as linhas base para avaliações futuras no âmbito do Processo Regular. O segundo ciclo, que decorre até 2020, tem como objetivo analisar e identificar lacunas.