
Publication Date: 04/07/2025
UMa Professors launch book on knowledge review and representation in Artificial Intelligence
Eduardo Fermé, Marco Garapa e Maurício D. L. Reis, Docentes da Universidade da Madeira e membros dos centros de investigação NOVA LINCS e CIMA - Centro de Investigação em Matemática e Aplicações lançaram o livro Non-prioritized Belief Change, dedicado à revisão e representação do conhecimento em Inteligência Artificial.
Publicado pela Springer Nature, editora científica de referência internacional reconhecida pelo rigor do seu processo editorial, a obra explora modelos formais de raciocínio e revisão de crenças, contribuindo para os fundamentos da inteligência artificial explicável.
Escrito com uma linguagem acessível a investigadores de diversas áreas, o livro apresenta os fundamentos clássicos da teoria da mudança de crenças — com base no modelo AGM, desenvolvido por Alchourrón, Gärdenfors e Makinson — e aprofunda a análise dos chamados modelos não-priorizados. Estes modelos admitem a possibilidade de rejeitar novas informações quando não são suficientemente justificadas ou colidem com convicções bem fundamentadas. Este equilíbrio entre tradição lógica e inovação teórica torna a obra especialmente relevante para quem procura compreender os processos que sustentam o raciocínio automatizado, o pensamento crítico e o desenvolvimento de IA explicável.
O prefácio é assinado pelo filósofo e lógico sueco Sven Ove Hansson, referência mundial na área, que classifica a obra como “essencial para o estudo da revisão não-priorizada”.
O livro estará disponível a partir de agosto de 2025, encontrando-se já em pré-venda no site da Springer Nature e na Amazon. Esta publicação representa um contributo relevante para a ciência e um exemplo da investigação de excelência desenvolvida na Universidade da Madeira, com impacto direto nas bases teóricas que sustentam sistemas de inteligência artificial mais racionais, confiáveis e explicáveis.
Os autores integram o Madeira Knowledge Representation and Reasoning Group, focado na investigação em lógica, representação do conhecimento e raciocínio, áreas fundamentais para o avanço da inteligência artificial explicável, e inserido nos centros NOVA LINCS e CIMA, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Eduardo Fermé é membro integrado do NOVA LINCS e fundador do seu polo na UMa, com uma vasta obra em lógica e epistemologia formal; Marco Garapa, membro do CIMA, tem trabalhado em lógica não-clássica e na aplicação de modelos a bases de crenças; e Maurício D. L. Reis, também membro do CIMA, foca-se em modelos formais de revisão de crenças, com ênfase nas mudanças múltiplas.
Publication Date: 04/07/2025
Dicas para a Gestão do Tempo e para e Redução dos Níveis de Stress - Espaço Saúde +Publication Date: 04/07/2025
BIP - Blended Intensive Programme: Re_connected by WaterPublication Date: 03/07/2025
Essential Electrochemistry Course for BiochemistsPublication Date: 02/07/2025
Últimas Vagas Disponíveis para as Atividades OCJF2025 – De 7 a 11 de julhoPublication Date: 27/06/2025
Information session on Professional Traineeship ProgrammesPublication Date: 27/06/2025
International Day Against Drug Abuse and Illicit Trafficking - Espaço Saúde +Publication Date: 26/06/2025
Rector of the University of Madeira welcomes participants in intergenerational projectPublication Date: 26/06/2025
Publication Date: 26/07/2023
Applications for Doctoral ProgrammesPublication Date: 05/04/2024
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesPublication Date: 25/10/2021
Faculty and Students participate in the 2nd edition of the ‘Le choix Goncourt du Portugal 2024’ literary awardPublication Date: 14/05/2024
Applications for International Students 2024/2025 - Undergraduate DegreesPublication Date: 11/03/2024
The University of Madeira is the higher education institution in Portugal with the highest percentage of publications in cooperation with ChinaPublication Date: 11/08/2023
Applications for International Students 2023/2024 - Higher Professional Technical CoursesPublication Date: 03/04/2023
Cerimónia de Tomada de Posse do Reitor da Universidade da Madeira - Dia da UniversidadePublication Date: 02/05/2025