Publication Date: 04/09/2025

Hands-on training to use Design expert® (StatEase®) software for experiments design and optimization

Um ensaio experimental é um procedimento científico essencial para testar hipóteses, descobrir novos factos ou demonstrar conhecimentos já estabelecidos. Existem diversos tipos de ensaios/experiências disponíveis e a escolha do método mais adequado é fundamental para garantir a fiabilidade dos resultados. Em experiências aleatórias, múltiplos parâmetros podem interferir nos resultados, conduzindo à perda de recursos, reagentes e tempo, além de originarem dados imprecisos ou inconclusivos,

Neste contexto, o Desenho de Experiências (DoE), definido como um conjunto de procedimentos para investigar uma relação entre variáveis e auxiliar na seleção e otimização das variáveis do processo, torna-se uma ferramenta fundamental no planeamento de ensaios experimentais.

Reconhecendo a importância destes aspetos para a investigação, no âmbito da sua missão, o Centro de Química da Madeira (CQM) irá realizar, entre os dias de 29 de setembro a 03 de outubro, a ação de formação “Hands-on training to use Design expert® (StatEase®) software for experiments design and optimization”.

A participação requer inscrição prévia, mediante o preenchimento do formulário disponível no site do CQM, até ao dia 23 de setembro. A inscrição é gratuita para membros do CQM, tendo um custo de 30 euros para estudantes e investigadores da Universidade da Madeira e de 50 euros para outros participantes.

A formação será ministrada por Jaison Jeevanandam, sob a coordenação de João Rodrigues, Investigador Sénior do CQM. Com uma forte componente prática, o curso irá incidir no tipo de experiências, qualidade dos dados das experiências, conceitos, tipos e procedimentos de desenho experimental, software para desenhar experiências, vantagens e limitações.

Jaison Jeevanandam é bolseiro MERIT (cofinanciado pelas Ações Marie Skłodowska-Curie e pela União Europeia) e investigador na divisão de Neurobiologia Experimental, Programa de Investigação Pré-clínica, Instituto Nacional de Saúde Mental, República Checa.                                
Entre 2020 e 2023, desempenhou funções como investigador sénior no CQM. Os seus interesses de investigação centram-se na aplicação de biotecnologia e inteligência artificial no desenvolvimento de nanoformulações para administração de medicamentos, com particular foco no tratamento da diabetes e respetivas complicações. É autor de 2 monografias, 66 capítulos de livros e 71 artigos de revistas científicas. Foi ainda editor de 7 livros. De 2021 a 2023 e enquanto investigador do CQM, integrou a lista dos 2% dos cientistas mais citados a nível mundial, elaborada pela Universidade de Stanford, EUA, em colaboração com o grupo editorial Elsevier.