
Publication Date: 28/06/2024
"Madeira Guide" wins regional final of Poliempreende 2024
A Universidade da Madeira (UMa) realizou no passado dia 17 de maio a final regional do Concurso Regional Poliempreende 2024, com a apresentação dos dois projetos finalistas VitalAlert e Madeira Guide, selecionados do programa de oficinas do concurso.
Após uma rigorosa avaliação, o júri distinguiu o projeto Madeira Guide como o grande vencedor do concurso regional. Desenvolvido por Carlos Serrão, Lucas Teixeira e Magda Góis, estudantes do CTeSP em Marketing Digital no Turismo da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTG), sob a orientação do Prof.º Doutor Luís Sardinha, o projeto destacou-se pela sua abordagem inovadora ao turismo sustentável, combinando tecnologia de ponta com a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.
Madeira Guide visa contribuir para a transformação do setor turístico da Madeira, estabelecendo um modelo exemplar de turismo responsável. Com a implementação de sensores IoT e uma aplicação móvel interativa, pretende-se gerir a capacidade de carga dos percursos e melhorar a segurança e a experiência dos visitantes. O objetivo é criar um equilíbrio harmonioso entre o desenvolvimento económico, a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade, alinhando-se com as tendências globais de turismo sustentável.
O segundo lugar do concurso foi atribuído ao projeto VitalAlert, que visa oferecer monitorização contínua e resposta a emergências para pessoas vulneráveis, como idosos, portadores de epilepsia e indivíduos com Alzheimer. Utilizando tecnologias avançadas para medir batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura corporal, entre outros, a VitalAlert promete melhorar significativamente a qualidade de vida e a segurança dos seus utilizadores. O projeto foi desenvolvido por Paulina Canada e Sónia Lira, estudantes do CTeSP em Promoção da Qualidade de Vida e Bem-Estar da Pessoa Idosa da Escola Superior de Saúde da UMa.
O júri foi constituído por Elsa Fernandes (Vice-Reitora para as áreas da Inovação e Empreendedorismo), Susana Teles (Pró-Reitora para o Desenvolvimento do Ensino Politécnico), Mara Franco (Presidente da ESTG), Carlos Lopes (CEO da Startup Madeira) e Susana Galvão (Banco Santander Universidades).
De acordo com o Coordenador do concurso regional, Prof.º Doutor Eduardo Leite, a final foi um testemunho do talento e da criatividade dos estudantes da UMa, reafirmando o compromisso da instituição com a inovação e o empreendedorismo. Os projetos apresentados não só destacam o potencial transformador das ideias jovens, mas também a importância de apoiar e investir no desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas para os desafios do futuro.
Com esta vitória, os três estudantes e docente da ESTG-UMa garantem a presença na final nacional do Polieempreende, a realizar entre os dias 2 a 5 de setembro, na Universidade da Madeira, com a presença dos vencedores de todos os Politécnicos portugueses, bem como das Universidades do Algarve e de Aveiro, proporcionando uma plataforma para a apresentação e discussão de ideias inovadoras que podem moldar o futuro do empreendedorismo em Portugal.
A Universidade da Madeira prepara-se para acolher a final com grande entusiasmo, esperando que a diversidade de projetos apresentados contribua para um intercâmbio enriquecedor de conhecimentos e experiências e para a promoção de soluções criativas para desafios contemporâneos.
Publication Date: 09/07/2025
Dia Mundial das Alergias - Espaço Saúde +Publication Date: 08/07/2025
Commentarium: Journal of Humanities StudiesPublication Date: 08/07/2025
Europe's first use of a drone to harvest rare plants from ravinesPublication Date: 07/07/2025
UMa Professors launch book on knowledge review and representation in Artificial IntelligencePublication Date: 04/07/2025
Dicas para a Gestão do Tempo e para e Redução dos Níveis de Stress - Espaço Saúde +Publication Date: 04/07/2025
BIP - Blended Intensive Programme: Re_connected by WaterPublication Date: 03/07/2025
Essential Electrochemistry Course for BiochemistsPublication Date: 02/07/2025
Publication Date: 26/07/2023
Applications for International Students 2025/2026 - Higher Professional Technical CoursesPublication Date: 09/06/2025
The University of Madeira is the higher education institution in Portugal with the highest percentage of publications in cooperation with ChinaPublication Date: 11/08/2023
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesPublication Date: 25/10/2021
Applications for Doctoral ProgrammesPublication Date: 05/04/2024
Seminar: A critical evaluation of the approaches to targeted protein degradation for drug discovery and developmentPublication Date: 05/06/2025
Faculty and Students participate in the 2nd edition of the ‘Le choix Goncourt du Portugal 2024’ literary awardPublication Date: 14/05/2024
Impact of excessive use of electronic devices on physical and mental health - Espaço Saúde +Publication Date: 09/07/2025