
Data de publicação: 28/06/2024
“Madeira Guide” vence final regional do Poliempreende 2024
A Universidade da Madeira (UMa) realizou no passado dia 17 de maio a final regional do Concurso Regional Poliempreende 2024, com a apresentação dos dois projetos finalistas VitalAlert e Madeira Guide, selecionados do programa de oficinas do concurso.
Após uma rigorosa avaliação, o júri distinguiu o projeto Madeira Guide como o grande vencedor do concurso regional. Desenvolvido por Carlos Serrão, Lucas Teixeira e Magda Góis, estudantes do CTeSP em Marketing Digital no Turismo da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTG), sob a orientação do Prof.º Doutor Luís Sardinha, o projeto destacou-se pela sua abordagem inovadora ao turismo sustentável, combinando tecnologia de ponta com a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.
Madeira Guide visa contribuir para a transformação do setor turístico da Madeira, estabelecendo um modelo exemplar de turismo responsável. Com a implementação de sensores IoT e uma aplicação móvel interativa, pretende-se gerir a capacidade de carga dos percursos e melhorar a segurança e a experiência dos visitantes. O objetivo é criar um equilíbrio harmonioso entre o desenvolvimento económico, a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade, alinhando-se com as tendências globais de turismo sustentável.
O segundo lugar do concurso foi atribuído ao projeto VitalAlert, que visa oferecer monitorização contínua e resposta a emergências para pessoas vulneráveis, como idosos, portadores de epilepsia e indivíduos com Alzheimer. Utilizando tecnologias avançadas para medir batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura corporal, entre outros, a VitalAlert promete melhorar significativamente a qualidade de vida e a segurança dos seus utilizadores. O projeto foi desenvolvido por Paulina Canada e Sónia Lira, estudantes do CTeSP em Promoção da Qualidade de Vida e Bem-Estar da Pessoa Idosa da Escola Superior de Saúde da UMa.
O júri foi constituído por Elsa Fernandes (Vice-Reitora para as áreas da Inovação e Empreendedorismo), Susana Teles (Pró-Reitora para o Desenvolvimento do Ensino Politécnico), Mara Franco (Presidente da ESTG), Carlos Lopes (CEO da Startup Madeira) e Susana Galvão (Banco Santander Universidades).
De acordo com o Coordenador do concurso regional, Prof.º Doutor Eduardo Leite, a final foi um testemunho do talento e da criatividade dos estudantes da UMa, reafirmando o compromisso da instituição com a inovação e o empreendedorismo. Os projetos apresentados não só destacam o potencial transformador das ideias jovens, mas também a importância de apoiar e investir no desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas para os desafios do futuro.
Com esta vitória, os três estudantes e docente da ESTG-UMa garantem a presença na final nacional do Polieempreende, a realizar entre os dias 2 a 5 de setembro, na Universidade da Madeira, com a presença dos vencedores de todos os Politécnicos portugueses, bem como das Universidades do Algarve e de Aveiro, proporcionando uma plataforma para a apresentação e discussão de ideias inovadoras que podem moldar o futuro do empreendedorismo em Portugal.
A Universidade da Madeira prepara-se para acolher a final com grande entusiasmo, esperando que a diversidade de projetos apresentados contribua para um intercâmbio enriquecedor de conhecimentos e experiências e para a promoção de soluções criativas para desafios contemporâneos.
Data de publicação: 01/09/2025
Prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti - Espaço Saúde +Data de publicação: 01/09/2025
Candidatura a Reingresso nas Licenciaturas 2025/2026Data de publicação: 28/08/2025
Curso de Português Língua Não Materna 2025/2026Data de publicação: 27/08/2025
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025 - 2.ª faseData de publicação: 24/08/2025
Universidade da Madeira: colocação de novos estudantes - resultados da 1ª fase do CNA 2025Data de publicação: 24/08/2025
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira - 2025/26 - 1.ª fase CNAData de publicação: 23/08/2025
Candidaturas aos Reingressos para os 2º e 3º Ciclos de Estudos 2025/2026Data de publicação: 13/08/2025
Data de publicação: 09/03/2023
X Fórum da EmpregabilidadeData de publicação: 19/04/2024
Conferência: Comunicação Política e Desafios ContemporâneosData de publicação: 13/09/2024
Painel e Apresentação de Manual de Literacia em Saúde. Princípios e práticasData de publicação: 06/06/2023
Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade da Madeira 2023Data de publicação: 26/04/2023
Investigadores do CiTUR Madeira apresentam trabalhos em eventos científicos internacionaisData de publicação: 28/09/2021
Eleições para os representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores no SenadoData de publicação: 28/04/2023
Conferência: Connections between Education, Research, and Innovation in Sports, Health, and TechnologyData de publicação: 13/12/2024