Publication Date: 06/06/2023

Panel Discussion and Presentation of the Handbook "Literacia em Saúde. Princípios e práticas"

“Literacia em saúde: Um desafio contínuo para as comunidades”. Este será o tema do painel marcado para o próximo dia 20 de junho, a partir das 14h30, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.

É uma iniciativa conjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira (ESS-UMa) e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), que tem como objetivo dotar os cidadãos, estudantes e os profissionais que atuam em prol da saúde, com conhecimentos mais aprofundados, motivando-os para serem proativos na construção de ambientes e sociedades mais saudáveis.

Com moderação de Isabel Fragoeiro (Presidente da ESS-UMa), o painel de discussão vai contar com Cristina Vaz Almeida e Susana Ramos (respetivamente, Presidente e Vice-Presidente da SPLS), Lucília Rodrigues (Psicóloga da Associação Alzheimer Portugal), Marina Castro (Adjunta da Direção de Enfermagem do SESARAM E.P.E), Gregório Magno Freitas (Docente da ESS-UMa), e com um representante dos estudantes do 1º ano do 1º Ciclo de Enfermagem.

Após o painel seguir-se-á o lançamento na Região Autónoma da Madeira, do 1º Manual de Literacia em Saúde em Portugal, coordenado pela Professoras Doutoras Cristina Vaz de Almeida e Isabel Fragoeiro, com o patrocínio da SPLS. Esta obra envolveu na sua construção um número substancial de autores, com formações diversificadas e complementares nas áreas educativas, da saúde e sociais, com formação e experiência na promoção da literacia em saúde. Teve também o apoio inestimável da PACTOR Editores.

A participação no Painel e Apresentação de Manual de Literacia em Saúde. Princípios e práticas requer inscrição prévia através do formulário disponível aqui.

O evento vai contar com a presença do Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, e do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.