
Publication Date: 27/04/2022
UMa joins European project for the digitalisation of the Building sector
A Universidade da Madeira (UMa) é um dos parceiros no ID4EX - Immersive Design for Excellence, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education com a duração aproximada de dois anos, que tem como objetivo fomentar a digitalização do setor da construção.
Este projeto ID4Ex está em linha com as prioridades estratégicas de crescimento Europe 2030 no que concerne ao emprego e educação, assim como com o plano de ação Opening up Education melhorando a educação e o desenvolvimento de competências através de novas tecnologias.
O projeto envolve parceiros da Polónia, Itália, Portugal, Turquia e Irlanda, incluindo: quatro universidades, duas associações profissionais, uma escola profissional e uma empresa. A coordenação está a cargo da Warsaw University of Technology, com a colaboração da Universidade da Madeira, do Centoform SRL, da AEEBC LTD, da Özyeğin Üniversity, da Polish Association of Building Managers, da More SRL e da University of Ferrara.
Pela UMa integram o projeto o Prof. Doutor José Santos e a Prof.ª Doutora Patrícia Escórcio, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.
O setor da construção enfrenta grandes desafios, nomeadamente a atual emergência sanitária que obriga a repensar os locais e os espaços, quer da cadeia de abastecimento quer da cadeia de valor, desde a formação à vida profissional, desde o projeto à obra, sem esquecer a utilização e a manutenção.
A digitalização do setor representa uma oportunidade para enfrentar os referidos desafios com maior eficácia e eficiência, mas para isso há que melhorar a excelência e a especialização das competências digitais dos profissionais do setor.
Neste sentido, uma abordagem de design imersivo para a inovação do projeto pode levar a produtos e serviços inclusivos, possibilitando envolver todas as partes interessadas no processo.
O projeto pretende apoiar a atualização de aptidões e competências através de uma abordagem inclusiva à intervenção no património edificado, fazendo uso de novas tecnologias e a combinação de Key Enabling Technologies (KETs), Realidade Virtual (RV), Immersive Interactive Experience (IIE) e modelação 3D avançada.
Este projeto envolve, entre outros: i) uma pesquisa comparativa sobre aplicações de tecnologias de RV para a reabilitação e valorização do património construído, ii) módulos de formação para especialistas em design imersivo na construção, iii) kit de ferramentas de formação digital para especialistas em design imersivo na construção, sendo dirigido principalmente a estudantes e universidades, mas também a arquitetos, engenheiros, especialistas em construção e entidades formadoras.
Publication Date: 03/07/2025
Essential Electrochemistry Course for BiochemistsPublication Date: 02/07/2025
Últimas Vagas Disponíveis para as Atividades OCJF2025 – De 7 a 11 de julhoPublication Date: 27/06/2025
Information session on Professional Traineeship ProgrammesPublication Date: 27/06/2025
International Day Against Drug Abuse and Illicit Trafficking - Espaço Saúde +Publication Date: 26/06/2025
Rector of the University of Madeira welcomes participants in intergenerational projectPublication Date: 26/06/2025
International Day of Yoga - Espaço Saúde +Publication Date: 20/06/2025
MathIA ProjectPublication Date: 18/06/2025
Publication Date: 26/07/2023
Applications for Doctoral ProgrammesPublication Date: 05/04/2024
Applications for International Students 2024/2025 - Undergraduate DegreesPublication Date: 11/03/2024
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesPublication Date: 25/10/2021
Faculty and Students participate in the 2nd edition of the ‘Le choix Goncourt du Portugal 2024’ literary awardPublication Date: 14/05/2024
International Day Against Drug Abuse and Illicit Trafficking - Espaço Saúde +Publication Date: 26/06/2025
The University of Madeira is the higher education institution in Portugal with the highest percentage of publications in cooperation with ChinaPublication Date: 11/08/2023
Applications for International Students 2023/2024 - Higher Professional Technical CoursesPublication Date: 03/04/2023