
Publication Date: 07/12/2023
V Conference - Insularities | Experiments. Crossings. Resilience
O evento está inserido no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares e irá decorrer na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, a partir das 17h00.
O Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares é um 3.º ciclo de estudos interuniversitário, que tem por base um acordo estabelecido entre três universidades insulares e periféricas – Universidade dos Açores, a Universidade da Madeira, a Universidade da Córsega –, e uma instituição universitária central com um extenso historial de estudo das realidades insulares, o INALCO (Sorbonne Paris-Cité).
PROGRAMA
17h00 - Sessão de Abertura
Reitor da Universidade da Madeira, Prof.º Doutor Sílvio Moreira Fernandes
Presidente da Faculdade de Artes e Humanidades, Prof.º Doutor Joaquim Pinheiro;
Diretora do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, Prof.ª Doutora Leonor Martins Coelho
17h15: 1ª SESSÃO: Moderação de Anne Martina Emonts (UMa/CECC)
– Celina Martins: “Representações do Japão em La Patience des traces de Jeanne Benameur: viagem, utopia e resiliência” (UMa / CEComp)
– Leonor Martins Coelho: “A escrita de Joel Neto: visões inquietantes da ilha” (UMa / CEComp)
– Luís Timóteo Ferreira: “Ambiguidades e resiliências. O caso da Escola Médico-Cirúrgica do Funchal (1837-1910) e a danação de um léxico” (UC / CEIS20 / Investigador colaborador)
– Vítor Paulo Teixeira: “As Vozes de Luzia - Da Tragédia à Comédia dos Dias (Da Leitura à Escrita da Libertação) - Breve apresentação do projeto” (Doutorando em Literaturas e Culturas Insulares - UMa)
Debate
18h45: 2ª SESSÃO: Moderação de Rui Carlos Fonseca (UMa / CEC)
– Ana Isabel Moniz: “Representações da Ilha em Herberto Helder” (UMa / CEComp)
– João Carlos Gouveia: “Herberto Helder: Uma escrita para além da identidade e da representação” (Doutorando em Literaturas e Culturas Insulares - UMa).
– Isabel Figueira de Sousa: “Corpo-paisagem em Herberto Helder - criatividade e processos subjetivos, entre arte e neurociências” (Doutoranda em Literaturas e Culturas Insulares - UMa).
Debate
Encerramento
Publication Date: 09/05/2025
Group dynamics on hand hygiene technique - World Hand Hygiene DayPublication Date: 07/05/2025
Conference: Image: Illusion and FearPublication Date: 07/05/2025
Open Lecture: Modern Epic in Cape Verdean independence (1975-2025)Publication Date: 06/05/2025
Access to Higher Education Vocational and artistic education 2025/2026Publication Date: 06/05/2025
Open Lecture: Linguistic devices in the language of advertisingPublication Date: 06/05/2025
Portuguese Language Course for Foreigners (online) - World Portuguese Language DayPublication Date: 05/05/2025
World Hand Hygiene Day 2025 - Espaço Saúde +Publication Date: 05/05/2025
Publication Date: 22/04/2020
Inauguration Ceremony of the Rector of the University of MadeiraPublication Date: 12/04/2021
Project coordinated by UMa receives funding of one million eurosPublication Date: 04/03/2024
Undergraduate Degrees 2022/ 2023 - National Competition for Access and Admission to Higher Education - 3rd PhasePublication Date: 19/07/2022
Open Forum: Linguistics, Societies & Cultures - 4th Arts and Humanities WeekPublication Date: 23/04/2025
Enrolment for Students placed in the 3rd Call of the National Competition for access to Higher EducationPublication Date: 29/10/2021
XII Congress European Society on Family Relations - Families Across Space and TimePublication Date: 24/01/2024
International Conference European Project SoMovED (Multiplier Event)Publication Date: 23/05/2023