Disciplina: Fisiologia Animal

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

65 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Conhecer os fundamentos da fisiologia celular. Conhecer a anatomia e funcionamento do Sistema Nervoso e dos Órgãos dos Sentidos. Conhecer o funcionamento e importância do órgão tegumentar e as suas diferenças entre os vertebrados. Conhecer e compreender o trabalho físico: nervo e músculo. Conhecer as funções do sangue; o Sistema Imunitário. Conhecer a anatomia e o funcionamento do Sistema Respiratório e do Sistema Cardiovascular; o Sistema respiratório dos vertebrados e a respiração nas aves. Conhecer a anatomia e funcionamento do Sistema digestivo: a nutrição e digestão em monogástricos e poligástricos. Conhecer os mecanismos da Homeostasia Ácido-Base. Conhecer o Sistema Excretor e o equilíbrio hídrico. Conhecer os mecanismos de Equilíbrio Térmico e de termo-regulação. Conhecer a anatomia e fisiologia do Sistema reprodutor; Hormonas e reprodução.

EDC:15335 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:50

Conteúdos / Programa:

A célula e a produção de energia; produção de substâncias, transporte, comunicação e migração celular.
Sistema Nervoso: transmissão colinérgica, adrenérgica, não colinérgica e não adrenérgica; receção e processamento dos estímulos; órgãos dos sentidos. Potenciais de ação na fibra nervosa; placa neuromotora; motilidade e tipos musculares; trabalho físico, condição física e treino.
Funções do sangue; metabolismo do Fe e eritropoiese; propriedades fluxo de sangue; sistema Imunitário e alergias; grupos sanguíneos; hemostasia. Sistema cardiovascular; vasos sanguíneos, fluxo sanguíneo e ciclo cardíaco; a geração dos impulsos cardíacos; pressão ventricular, retorno venoso e pressão arterial.
Respiração e mecanismos de respiração; volume pulmonar e sua medição; curva Pressão-Volume e trabalho respiratório; o controlo da respiração. Acidose, alcalose e o sistema tampão HCO3?/CO2.
Sistema urinário; circulação renal, filtração, transporte, reabsorção e excreção; regulação e equilíbrio.
Equilíbrio térmico e termorregulação.
Sistema digestivo; ingestão, digestão, absorção e armazenamento; defecação.
Sistema Reprodutor; função testicular, oogénese, ciclo menstrual e regulação hormonal.
A pele e as suas funções
EDC:15335 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:50

Bibliografia / Fontes de Informação:

Sherwood, L., Klandorf, H. & Yancey, P.H. 2012. Animal physiology: from genes to organisms (2nd ed.). Brooks/Cole Cengage Learning, Belmont, CA.

Moyes, C.D. & Schulte, P.M. 2014. Principles of animal physiology (2nd ed.). Pearson, Harlow.

Hill, R.W., Wyse, G.A. & Anderson, M. 2012. Animal physiology (3rd ed.). Sinauer Associates, Sunderland, MA.

Hall, J.E. & Guyton, A.C., (eds.) 2011. Tratado de fisiologia médica. (12ª ed.). Elsevier, Rio de Janeiro, Brasil.

vers lista bibliográfica completa no InfoAlunos

EDC:15335 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:50

Métodos e Critérios de Avaliação:

oFoi adotado como método de avaliação o modelo B de acordo  com o ficheiro Excel disponível no InfoAlunos/SiDoc
oTeóricas: A cadeira é avaliada mediante 2 frequências escritas de 1:30 horas de duração. As frequências devem ser positivas (nota mínima 10) e podem ser recuperadas no recurso.
oAs frequências consistem em perguntas de escolha múltipla, perguntas normais e perguntas de desenvolvimento. A pontuação correspondente a cada pergunta virá no enunciado assim como as demais instruções.
oPráticas: classificação de relatórios e trabalhos escritos entregues por cada aluno. A entrega dos relatórios será efetuada na Secretaria do Colégio, no máximo 15 dias após conclusão da parte prática correspondente.

A nota final será calculada a partir das notas parciais, correspondendo 40% ao conjunto dos relatórios e 60% ao conjunto das frequências

EDC:15335 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:50