Disciplina: Zoologia II

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

68 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - OA1- ­Ter a percepção da diversidade biológica dos deuterostómios.
2  - OA2- Conseguir caracterizar e reconhecer os diferentes grupos de animais, incluídos nos Deuterostómios.
3  - OA3- Perceber as relações filogenéticas entre os diferentes grupos de Deuterostómios, particularmente dos Cordados Vertebrados.
4  - OA4- Conhecer a estrutura, morfologia, a ecologia, a taxonomia, e outros aspectos da biologia dos Deuterostómios.
5  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade em exprimir­se numa linguagem adequada específica da área
6  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade de análise e síntese
7  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Raciocínio crítico e organização de ideias
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Conteúdos / Programa:

1  - Apresentação da Unidade Curricular - Programa, avaliação, etc
2  - Revisão de alguns aspectos biológicos, organização corporal, desenvolvimento embrionário, etc.
3  - Deuterostomios: caracterizacao geral
4  - Hemicordados: Aspectos da morfologia, anatomia, fisiologia, ecologia, reproducao e da filogenia
5  - Equinodermes: Aspectos da morfologia, anatomia, fisiologia, ecologia, reproducao e da filogenia dos Equinodermes e Classes constituintes
6  - rincipais semelhancas e diferencas entre Hemicordados, Equinodermes e Cordados
7  - Caracterização geral dos Cordados
8  - Filogenia e origem dos Cordados e grupos constituintes
9  - Caracterizacao geral dos Urocordados e Cefalocordados: Aspectos da morfologia, anatomia, fisiologia, ecologia, reproducao e da filogenia
10  - Caracterizacao geral: Aspectos da morfologia, anatomia, fisiologia, ecologia, reproducao e da filogenia dos agnatos, peixes osseos, peixes cartilagineos, anfibios, repteis, Aves e Mamiferos
11  - Aspectos da sistematica dos principais grupos de Vertebrados
12  - Evolucao dos sistemas orgânicos e estruturas nos Cordados
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Bibliografia / Fontes de Informação:

HICKMAN C., ROBERTS L. & LARSON A. , 2006 , Integrated principles of Zoology. , McGraw-Hill.

KARDONG K. & ZALISKO E. , 1998 , Comparative Vertebrate Anatomy. A Laboratory Dissecation Guide. , WCB/McGraw­Hill.

MOORE, J. , 2006 , An introduction to the Invertebrates. , Cambridge University Press

PEARSON R. & BALL J , 1981 , Lecture Notes on Vertebrate Zoology. , Blackwell Scientific Publications. 2ª ed. Cambridge University Press.

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas Teóricas: essencialmente expositivas, recorrendo a apresentações powerpoint e outras técnicas audiovisuais como o vídeo; discussão com os alunos de assuntos atuais relacionados com o estudo dos animais. Aulas de Práticas Laboratoriais: observação da estrutura macroscópica e microscópica dos diferentes grupos de Deuterostómios recorrendo a lupas, microscópios e outros materiais de laboratório, e manuais de identificação. Utilização de modelos, animais conservados, ou dissecção de alguns animais. Trabalho de Campo: nestas aulas serão recolhidos animais para observação em Laboratório (Aulas de Práticas Laboratoriais). Serão também observados in loco as condições ecológicas e comportamento de algumas espécies. Serão também identificados alguns grupos recorrendo a Guias de Campo ou Chaves dicotómicas. Avaliação: Exame escrito (40%), Exame Pratico (40%), Relatório do Trabalho de Campo (20%)
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Regente da Disciplina:

José Manuel Abreu de Jesus