Disciplina: Biologia da Conservação

1  - OA1- Perceber os princípios ecológicos e evolutivos subjacentes à diversidade biológica.
2  - OA2- Perceber e reconhecer as ameaças à biodiversidade, e as consequências da perda de Biodiversidade
3  - OA3- Identificar e reconhecer os problemas de conservação a vários níveis da escala biológica (dos genes à paisagem) e da escala geográfica (de local à global).
4  - OA4- Perceber como os princípios e métodos ecológicos e evolutivos são aplicados para resolver problemas de conservação
5  - OA5- Aplicar os conhecimentos capacidades adquiridas na UC para avaliar, analisar e definir os problemas de conservação da biodiversidade, soluções e ações
6  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: exprimir-se­ numa linguagem adequada e específica da área
7  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade de Análise e de Síntese
8  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Raciocínio crítico e Organização de ideias

1  - 1. Valor da biodiversidade
2  - 2. Composição, estrutura e função da Biodiversidade
3  - 3. Taxonomia vs Conservação da Natureza
4  - 4. Evolução, ecologia da Biodiversidade
5  - 5. Ameaças à biodiversidade. Extinção e vulnerabilidade de espécies. Livros Vermelhos. Categorias de ameaça da UICN
6  - 6. Genética e conservação de populações. Técnicas para avaliar a variação genética. Perda de variação genética. Filogenética. Genética Populacional. Gestão da variação genética
7  - 7. Conservação ao nível das populações, comunidades e ecossistemas. Demografia e dinâmica populacional. Espécies-­chave, espécies-­bandeira e espécies guarda­-chuva na definição de estratégias de conservação. Viabilidade das populações. Alterações de ecossistemas e Habitats. Gestão de Espécies e Habitats
8  - 8. Objetivos, critérios e gestão das áreas protegidas
9  - 9. Restauro e reabilitação de ecossistemas e espécies
10  - 10. Legislação nacional e Internacional. Estudos de impacte ambiental
11  - 11. Conservação vs ética vs economia e desenvolvimento sustentável
ACR:907 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:50

´FRANKHAM, R. et al. , 2002 , Introduction to conservation genetics. , Cambridge University Press

FIEDLER, P. JAIN, J. , 1992 , Conservation Biology. The Theory and Pratice of Nature Conservation, Preservation and Management. , Chapman and Hall.

GROOM, M. et al. , 2006 , Principles of Conservation Biology , Sinauer associates, Sunderland.

HILL, D. et al. , 2005 , Handbook of biodiversity methods: survey, evaluation and monitoring. , Cambridge University Press. Cambridge.

MACE, G. , 2004 , The role of taxonomy in species conservation. , Phyl. Trans R. Soc. Lond B

MILLS, S. , 2006. , Conservation of Wildlife Populations: Demography, Genetics and Management. , Wiley­-Blackwell.

PRIMACK, R. , 2002 , Essentials of Conservation Biology , Sinauer associates, Sunderland

SUTHERLAND, W. , 1998 , Conservation science and action , Blackwell Publishing, Oxford.

TILMAN, D. , 2000 , Causes, consequences and ethics of biodiversity , Nature

ACR:907 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-01-21 06:56:50

Aulas teóricas: aulas predominantemente expositivas, onde os conceitos, princípios e métodos da Biologia da Conservação são considerados, recapitulando e integrando conhecimentos de outras Unidades Curriculares anteriores, nomeadamente Ecologia, Biologia Evolutiva e Genética. Aulas teórico-­práticas: Nestas aulas serão abordados casos particulares e considerados vários textos/artigos, fomentando a discussão e raciocínio crítico. Serão realizados exercícios sobre vários aspetos incluindo a quantificação de vários parâmetros que possam definir os estados de conservação, tendo em conta os vários critérios. Serão elaborados planos de ação para casos concretos ou simulados. Trabalho de Campo: Nestas aulas, os alunos irão observar in loco, vários projetos e programas de conservação da natureza e/ou irão recolher dados para tratá-­los e usá-­los na definição de planos/programas de conservação. Avaliação: 2 testes (30% cada) e trabalho de grupo com relatório e apresentação (30% +10 %).

José Manuel Abreu de Jesus