Disciplina: Biogeografia Insular

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - OA1­ Aquisição de conhecimento sólido sobre as particularidades dos meios isolados, ao nível da sua constituição, das alterações/adaptações sofridas pelas espécies e comunidades, e das causas dos padrões observados.
2  - OA2­ Aquisição de conhecimento sólido sobre as comunidades vegetais e animais dos arquipélagos da Macaronésia, particularmente da Madeira e simultaneamente, sobre a sua origem e evolução.
3  - OA3­ Adquirir capacidade de interligação dos aspectos científicos descritivos dos ecossistemas insulares com os aspectos da conservação dos habitats, quer do ponto de vista teórico quer do ponto de vista da lei portuguesa e comunitária.
4  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade em exprimir­se numa linguagem adequada específica da área
5  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade de Análise e Síntese
6  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Raciocínio crítico e Organização de ideias
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Conteúdos / Programa:

1  - Ilhas: definição; tipos; modelos de formação; distribuição e variedade de ilhas oceânicas. Ilhas como laboratórios naturais; ambientes insulares. Biogeografia da vida insular.
2  - Hotspots de biodiversidade.
3  - Importância dos estudos nas ilhas.
4  - Colonização das ilhas e a adaptação dos organismos; Síndrome da Insularidade; Alterações/adaptações das plantas e animais ao meio insular.
5  - Ecologia das comunidades insulares; relação espécies-­área; Teoria do equilíbrio dinâmico; Conceito de Metapopulação vs conceito de Ilha.
6  - Especiação em ilhas; a radiação adaptativa; ciclo de taxon; paleoendemismos e neoendemismos; modelos emergentes da evolução insular.
7  - Conservação nas ilhas; Principais ameaças à biodiversidade insular. O problema das espécies introduzidas e da fragmentação de habitat. Conservação e preservação do meio insular.
8  - Ecossistemas do Arquipélago da Madeira e de outros macaronésicos. Aspectos fitossociológicos. Comunidades de animais.
9  - Espécies protegidas e estatutos.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

BLONDEL, J. , 1986 , Biogéographie Évolutive , Masson. Paris

CARLQUIST, S. , 1974 , Island Biology. , Columbia University Press.

COX, C. & MOORE, P , 1993 , Biogeography. An Ecological and Evolutionary approach , Blackwell Scientific Publications

GORMAN, M , 1979 , Island Ecology , Chapman and Hall

GRANT, P. (ed.) , 1998 , Evolution on islands , Oxford University Press

MACARTHUR, R. & WILSON, E , 1967 , The Theory of Island Biogeography. Monographs in Population Biology , Princeton University Press. Princeton. New Jersey

NUNN, P. , 1994 , Oceanic Islands. , Blackwell Publishers

VITOUSEK, P.; LOOPE, L. & ADSERSEN, H. (eds.) , 1995 , Islands. Biological Diversity and Ecosystem Function. , Springer­Verlag. Berlin

WHITTAKER & FERNÁNDEZ­PALACIOS , 2007 , Island Biogeography. 2nd ed. OUP , Oxford

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular compreende aulas teórica (T), teórico-práticas (TP) e trabalho de campo (TC). Aulas teóricas: são aulas predominantemente expositivas, onde se caracterizam os meios insulares recapitulando e integrando conhecimentos de outras Unidades Curriculares anteriores, nomeadamente Ecologia e Biologia Evolutiva, com novos conhecimentos sobre modelos e teorias de ecologia e evolução em meio insular. Aulas teórico-­práticas: Nestas aulas são abordados casos particulares de espécies e comunidades insulares. Nestas aulas, os alunos tratarão os dados colhidos no campo e outros dados fornecidos pelo docente. Os resultados obtidos são interpretados e discutidos pelos alunos. Trabalho de Campo: Nestas aulas são colhidos os dados sobre espécies/comunidades insulares. São observadas e aprendidas/conhecidas, in loco, as particularidades dos meios insulares. Avaliação: 2 testes (35% cada) e um trabalho individual com relatório (30%)
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Regente da Disciplina:

Dora Aguin Pombo