Disciplina: Biogeografia Insular

1  - OA1­ Aquisição de conhecimento sólido sobre as particularidades dos meios isolados, ao nível da sua constituição, das alterações/adaptações sofridas pelas espécies e comunidades, e das causas dos padrões observados.
2  - OA2­ Aquisição de conhecimento sólido sobre as comunidades vegetais e animais dos arquipélagos da Macaronésia, particularmente da Madeira e simultaneamente, sobre a sua origem e evolução.
3  - OA3­ Adquirir capacidade de interligação dos aspectos científicos descritivos dos ecossistemas insulares com os aspectos da conservação dos habitats, quer do ponto de vista teórico quer do ponto de vista da lei portuguesa e comunitária.
4  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade em exprimir­se numa linguagem adequada específica da área
5  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade de Análise e Síntese
6  - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Raciocínio crítico e Organização de ideias
ACR:909 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-02-19 06:55:36

1  - Ilhas: definição; tipos; modelos de formação; distribuição e variedade de ilhas oceânicas. Ilhas como laboratórios naturais; ambientes insulares. Biogeografia da vida insular.
2  - Hotspots de biodiversidade.
3  - Importância dos estudos nas ilhas.
4  - Colonização das ilhas e a adaptação dos organismos; Síndrome da Insularidade; Alterações/adaptações das plantas e animais ao meio insular.
5  - Ecologia das comunidades insulares; relação espécies-­área; Teoria do equilíbrio dinâmico; Conceito de Metapopulação vs conceito de Ilha.
6  - Especiação em ilhas; a radiação adaptativa; ciclo de taxon; paleoendemismos e neoendemismos; modelos emergentes da evolução insular.
7  - Conservação nas ilhas; Principais ameaças à biodiversidade insular. O problema das espécies introduzidas e da fragmentação de habitat. Conservação e preservação do meio insular.
8  - Ecossistemas do Arquipélago da Madeira e de outros macaronésicos. Aspectos fitossociológicos. Comunidades de animais.
9  - Espécies protegidas e estatutos.

BLONDEL, J. , 1986 , Biogéographie Évolutive , Masson. Paris

CARLQUIST, S. , 1974 , Island Biology. , Columbia University Press.

COX, C. & MOORE, P , 1993 , Biogeography. An Ecological and Evolutionary approach , Blackwell Scientific Publications