Disciplina: Etologia

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

OA1- Compreensão da inter-relação entre comportamento e ambiente. Compreensão da complementaridade das questões sobre comportamento seguindo as 4 perguntas de Niko Tinbergen (1963).

OA2- Compreender o papel da seleção natural na evolução do comportamento e saber distinguir causas últimas e próximas. Compreender os conceitos de adaptação, fitness e seleção individual.

OA3- Obter um conhecimento sólido sobre a diversidade comportamental no mundo animal, incluindo humanos.

OA4- Compreender a evolução social e os conceitos de altruísmo, reciprocidade, cooperação e eusocialidade.

OA5- Aprender a formular hipóteses sobre o comportamento, a medição dos dados correspondentes, e a sua análise.

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Conteúdos / Programa:

A primeira parte das aulas ocupa-se da Etologia clássica, descrição dos sentidos, ontogenia do comportamento, aprendizagem, motivação, cognição e comunicação. A segunda parte introduz a Ecologia Comportamental e os conceitos de fitness e de otimalidade. Toda a parte teórica é suportada por inúmeros exemplos de todo o reino animal. É dado algum ênfase ao estudo quantitativo do comportamento e à sua análise e interpretação com base em valores numéricos e previsões de modelos matemáticos explícitos. Os tópicos são: perguntas básicas da etologia; áreas limítrofes e afins; historial da etologia; genética comportamental, seleção e evolução do comportamento; ontogenia do comportamento, os sentidos e suas capacidades, ritmos e relógios internos, orientação e navegação; aprendizagem, motivação, comunicação, cognição; otimalidade e a descrição matemática do comportamento: procura de alimento ótima, estratégias evolucionariamente estáveis; vida em grupo, evolução da reprodução sexuada e dos sexos, seleção sexual, sistemas de acasalamento, investimento parental, egoísmo e altruísmo, seleção de parentesco, eusocialidade, insetos sociais.

A parte prática pretende introduzir o aluno à medição comportamental, assim como induzi-lo a formular perguntas pertinentes em relação ao comportamento. As práticas tiram partido dos organismos abundantes existentes na RAM, incluindo o próprio ser humano. A estatística é vista como parte integrante da análise de dados comportamentais, em especial os métodos não-paramétricos da estatística confirmatória.

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Bibliografia / Fontes de Informação:

Principal Teóricas

Davies, N.B., Krebs, J.R. & West, S.A. 2012. An introduction to behavioural ecology. Wiley-Blackwell, Oxford,UK.
Dugatkin, L.A. 2014. Principles of animal behavior. W. W. Norton & Company, New York.

Principal Práticas

Martin, P. & Bateson, P. 1994. Measuring behaviour: an introductory guide (2nd ed.). Cambridge University Press, Cambridge. [UMa: 574 MAR Mea]
Stamp Dawkins, M. 2007. Observing animal behaviour: design and analysis of quantitative data. Oxford University Press, Oxford.
Houpt, K.A. 2011. Domestic animal behavior for veterinarians and animal scientists (5th ed.). Wiley-Blackwell, Ames, Iowa.
Rees, P.A. 2015. Studying captive animals: a workbook of methods in behaviour, welfare and ecology. Wiley-Blackwell, Oxford, UK.

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Métodos e Critérios de Avaliação:

A Unidade Curricular compreende aulas teórica (T), teórico‐práticas (TP), práticas laboratoriais (PL), e trabalho de campo (TC).

Aulas teóricas: são aulas predominantemente expositivas, seguindo o enquadramento teórico enunciado.

Aulas teórico-práticas.: Nestas aulas os alunos são iniciados na busca de literatura arbitrada relevante, na medição comportamental, na definição de hipóteses, tratamento e análise estatística de dados.

Práticas laboratoriais: os alunos efetuam os seus 1ºs estudos comportamentais com insetos e lagartixas cativas.

Trabalho de Campo: estas aulas dividem-se em aulas com todo o grupo e projetos de grupo individuais. São usados como exemplos espécies abundantes e facilmente observáveis localmente, como p. ex. gaivotas, pombos, gatos, lagartixas, ou diversos insetos.

Avaliação: 2 testes (30% cada) e 3-5 trabalhos de grupo com relatório (40% total)

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Regente da Disciplina:

Frank Thomas Ussner Dellinger