Disciplina: Laboratório de Desenho III

Área Científica:

Desenho

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A unidade curricular visa proporcionar ao aluno uma introdução ao Desenho/Projeto (narrativa visual/literatura), motivando-o para a apresentação de trabalho criativo, autónomo e coerente, despertando a atenção para modelos que orientem o pensamento sobre as mais distintas realidades. Desta forma, o Desenho é considerado um campo de ensaio que deverá auxiliar e aprofundar o significado gráfico conceptual no que diz respeito à elaboração de narrativas que preparem o sentido da imagem movimento. O aluno deverá responder aos exercícios propostos através de um trabalho contínuo e dialético de compromisso nuclear com uma investigação e aplicação ao fundir: desenho, história, fantasia e comunicação, experimentando encenações, vistas e ações desenvolvidas com técnicas em meios tradicionais e digitais. A unidade de trabalho funda e dinamiza situações futuramente adaptáveis para o curso, ensaiando possibilidades narrativas por personagens e histórias de carácter documental/ficcional.

Conteúdos / Programa:

1 - Desenho como processo e projeto.
2 - Desenho na arte contemporânea.
3 - Narrativas visual: ilustração e banda desenhada; linguagem e vocabulário.
4 - Diário Gráfico como manifesto do quotidiano, singularidade, confissão, viagem.
5 - Narrativas lineares/não lineares: o cinematográfico no desenho, entre a realidade documental e a ficção.
6 - Desenho à mão levantada, desenho e memória, processos de síntese e acentuação.
7 - Materiais riscadores, processos pictóricos e elementos gráficos.
8 - Visão extensiva e híbrida (grafite e bit).
9 - Desenho vetorial (Adobe Ilustrator).
10 - Laboratório gráfico/experimental: fotografia, vídeo e processos de impressão (fanzines).

Bibliografia / Fontes de Informação:

AAVV , 2012 , Draw it your Eyes Closed: The Art of the Assiggnment , Paper Monumento Editions.
Carneiro, Alberto , 1995 , Campo Sujeito e Representação no ensino e na prática do Desenho/Projecto , Projecto, FAUP Publicações, seis lições.
Dexter, Emma , 2005 , Vitamin D , Phaidon Press Ltd
Berger, John , 2014 , Sobre el dibujo , Gustavo Gili.
Butler, Connie et ali , 2009 , Compass in Hand: Assesing ? Drawing Now, Selections from the Judith Rothschild Foudation Contemporary Drawings Collection, , Christian Rattemeyer Edition.
Godfrey, Tony , 2013 , Vitamin D2: New Perspectives in Drawing , Phaidon Press Ltd.
Hogg, J. , Psicología y Artes Visuales , Ed. Gustavo Gili
Damish, Hubert , 1995 , Traité du Trait (tractus tractus) , Ed. Louvre
Molina, Juan José Gómez , 2005 , Los nombres del Dibujo , Cátedra

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Combinatória de métodos: demonstrativo, dialógico, ativo e expositivo (dedutivo e indutivo), conjugado com a prática (desenhando no ateliê) na abordagem dos conteúdos teórico ? práticos. Pretende-se fomentar a pesquisa de conceitos, visões, história e técnicas no domínio da narrativa visual, para a consolidação de um projeto editorial. O acompanhamento tutorial basear-se-á na argumentação, criando condições de debate sobre os conteúdos estudados e aplicados. Estimular no grupo de trabalho um espírito crítico e raciocínio lógico sobre a experiência entre Desenho e Palavra. A avaliação é contínua e pressupõe assiduidade, pontualidade e participação. Experimentação com meios convencionais; Monitorização periódica das fases de trabalho (pré-avaliação) em duas sessões e de natureza qualitativa. Storyboard e estudos: 25 %; Diário Gráfico de autor: 25 %; Projeto Final Ilustração/BD/cartoon e apresentação (digital): 50%.