Disciplina: Laboratório de Desenho IV

Área Científica:

Desenho

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A unidade curricular tem como objectivo a abordagem introdutória teórico-prática dos fundamentos do desenho digital e modelação 3D, pretende-se que o aluno através do fornecimento de conhecimentos básicos da linguagem visual aplique a um conjunto de software (desenho, modelação e renderização). Diário Gráfico : Ao longo do semestre, o aluno deverá recolher a modo de pesquisa exercícios de tradução poliédrica, extrusão, fusão de objectos vários. Evidenciar a inter-relação entre a criação do modelo 3D em computador e a sua posterior análise funcional, estrutural, estética e de fabricação. No final da aprendizagem, o aluno deve ser capaz de:
1.1 - Saber manipular ferramentas de desenho, modelação e renderização.
1.2 - Interpretar e analisar objectos e formas através de modelos digitais 3D.
1.3 - Compreender a diversidade e complementaridade das aplicações específicas.
1.4 - Potencializar projectos através da modelação.
1.5 - Aplicação de materiais e luzes através da renderização de objectos.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao desenvolvimento de objetos e conceito através das ferramentas digitais. Noções de desenho 3D, desenho técnico (representação de vistas). Exercícios básicos de aplicação. Desenvolvimento projetual e modelação em software. Exercícios básicos de aplicação. Aplicação de materiais e luzes nos projetos desenvolvidos através da renderização. Exercícios básicos de aplicação.
1.1 - Definição 2D e 3D.
1.2 - Posicionamento e visualização no espaço.
1.3 - Perceção visual.
1.4 - Do real ao virtual.
1.5 - Fotorealismo.
1.6 - Ferramentas CAD.
1.7 - Desenvolvimento e transição.
1.8 - Desenho técnico.
1.9 - Conversão CAD/CAM.
1.10 - Prototipagem Rápida.

Bibliografia / Fontes de Informação:

SILVA, A., DIAS, J., SOUSA, L. , 2001 , Desenho técnico moderno , LIDEL
Danaher, Simon , 2004 , Digital 3D Design , Thomson
SAMPAIO, A.Z. , 2008 , Modelação 3D de solução estrutural , AEIST
SAMPAIO, A.Z , 2006 , Modelação geométrica de sólidos, estrutura de dados de modelos 3D transformações geométricas em 3D e projecções planas. ,
MURDOCK, Kelly L. , 2007 , 3ds Max 9 Bible , Wiley Publishing, Inc
s/n , s/d , Manual do programa de software Rhinoceros , s/ed
s/n , s/d , Manual do programa de software Solidthinking , s/ed

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Será utilizada uma combinatória de métodos: demonstrativo, dialógico, ativo e expositivo por aulas teórico-práticas. São fornecidos conteúdos teóricos fundamentais para o domínio no desenvolvimento projetual em suporte digital. Para melhor consolidação de conhecimentos por parte dos alunos, são desenvolvidos exercícios práticos onde aplicam as metodologias estudadas. Na componente prática, o aluno, através dos conhecimentos adquiridos, desenvolve propostas tridimensionais onde pode explorar as ferramentas e, em consequência desse trabalho, testar e analisar os seus resultados. A avaliação é contínua e pressupõe assiduidade, pontualidade e participação. Experimentação com meios convencionais. Nenhum elemento pode ter uma ponderação superior a 50%

Regente da Disciplina:

Carlos Bruno Xavier Alexandre