Disciplina: Socio-Antropologia da Cultura

Área Científica:

Ciências da Arte

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Os objetivos de aprendizagem serão atingidos se, no final da lecionação da unidade curricular, os estudantes se mostrarem aptos a desenvolver as seguintes competências: -Conhecer os âmbitos respetivos da socio-antropologia cultural, bem como distinguir estes dois modos de abordagem dos fenómenos socio-culturais humanos, na sua proveniência e nos seus objetivos próprios.
2 - -Utilizar os conhecimentos adquiridos para uma reflexão pessoal sobre as novas dimensões do humano e das sociedades postas em evidência pelas várias expressões artísticas contemporâneas.

Conteúdos / Programa:

1 - I. Introdução à Sociologia e Antropologia 1. Fundadores das ciências sociais e humanas 2. Objeto da Sociologia: estudo dos fenómenos sociais 3. Objeto da Antropologia: Identidade e representações
2 - II. A Cultura e as Culturas 1. Definições, Paradigmas e Relativismo cultural 2. Arte como forma de expressão cultural 3. Primeiras expressões artísticas: histórico e significado
3 - III. Arte enquanto fenómeno socio-antropológico 1. Arte o Objeto : a sociedade de consumo (PUB) 2. Suportes artísticos (Body Art, Street Art...)

Bibliografia / Fontes de Informação:

DUQUE, Félix , 2001 , Arte Público y Espacio Político , Ediciones Akal, Arte e Estética 61
MADERUELO, Javier , 2001 , Arte Público: Naturaleza y ciudad , Fundación César Manrique
REGATÃO, José Pedro , 2007 , Arte Pública e os novos desafios das intervenções no espaço urbano , BonD Books on Demand
BENJAMIN, Walter: , 1992 , Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política , Lisboa, Relógio D'Água
JOLY, Martine er al. , 2011 , Dicionário da imagem , Lisboa: Edições 70
D Cuche , 2003 , A Noção de Cultura nas Ciências Sociais , Pé de Página
M Titiev , 2000 , Introdução à Antropologia Cultural , F. Calouste Gulbenkian
HAUSER, Arnold , História Social da Arte e da Cultura ?Rococó, Classicismo e Romantismo, Lisboa: Estante Editora, 198 ,
A. Cunhal , 1996 , A arte, o artista e a sociedade , Caminho
- , 1990 , Dicionário da arte e dos artistas , Ed. 70
- , 1982 , Dicionário de sociologia , Verbo
U. Eco , 1989 , Arte e beleza na estética medieval , Presença
B. Groys , 2008 , Art power , The MIT Press
Samuel Mateus , 2012 , ?O Principio de Publicidade ? da dimensão crítica à dimensão socio-antropológica?, , Cadernos de Estudos Mediáticos, nº9, Porto, 2012
P. Francastel , 19977 , Etudes de sociologie de l'art , Denoël

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas, que visam a exposição dos conteúdos do programa e a realização de trabalhos práticos sobre as diferentes temáticas abordadas. Avaliação: trabalho individual escrito (50%); Avaliação contínua (50%): assiduidade, preparação das aulas, participação ativa nas aulas, tarefa individual/grupo, leituras.