Disciplina: História da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  • Compreender o desenvolvimento da educação ao longo dos tempos, relacionando-o com a conjuntura política, económica e sociocultural.
  • Analisar realidades escolares e educativas, desde a Antiguidade Clássica até ao início do século XX.
  • Refletir sobre a educação enquanto prática fundamental da existência humana.
  • Promover a memória educativa e a construção de identidades.
  • Desenvolver uma consciência crítica que ajude a prática da cidadania ativa.

Conteúdos / Programa:

1.   História da Educação: objeto, fontes e métodos

2.   Paideia

3.   Humanitas

4.   Cristianismo e Educação na Idade Média

5.   Humanismo e Educação

6.   A Reforma e a Educação

7.   Catequizar e instruir

8.   O nascimento da Escola Moderna

9.   As Luzes e a Educação

10.    As Reformas Liberais

10.1. Promoção da Instrução Pública

10.2. Educação da Mulher

10.3. O Liceu e a Escola Industrial

11.    Reação contra a escola tradicional: a Escola Nova

Bibliografia / Fontes de Informação:

I

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda (2006). História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3.ª ed. São Paulo: Moderna.

BOWEN, James (1992). Historia de la Educación Occidental. Barcelona: Herder. 3 tomos.

CAPITÁN DIAZ, Alfonso (1984). Historia del pensamiento pedagógico en Europa (desde sus orígenes al precientifismo pedagógico de J. F. Herbart). Madrid: Editorial Dykinson.

CARVALHO, Rómulo de (2001). História do Ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano. 3.ª ed. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.

GAMBI, Franco (1999). História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.

GILES, Thomas Ransom (1987). História da Educação. S. Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.

LUZURIAGA, Lorenzo (1971). História da Educação e da Pedagogia. 5.ª ed., S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.

MIALARET, Gaston e VIAL, Jean, dir (s.d.; c. 1984). História Mundial da Educação. Porto: Rés, 4 vols.

NEGRIN FAJARDO, Olegario; VERGARA CIORDIA, Javier (2011). Historia de la Educación. 1.ª reimp. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces.

NUNES, Ruy Afonso da Costa (1979). História da Educação na Idade Média. São Paulo: Universidade de São Paulo.

NUNES, Ruy Afonso da Costa (1980). História da Educação no Renascimento. São Paulo: Universidade de São Paulo.

REDONDO GARCÍA, Emilio, dir. (2010). Introducción a la Historia de la Educación. 4.ª imp. Barcelona: Editorial Ariel.

TEIXEIRA, Evilázio Francisco Borges (1999). A Educação do Homem segundo Platão. S. Paulo: Paulus.

Métodos e Critérios de Avaliação:

I.

2 Frequências: 2x50% 12 nov. 2019; 7 jan. 2020.

Assiduidade: 75% das aulas.

Nota mínima para admissão ao exame de recurso: 8 (oito).

Na época de recurso, o exame permite a recuperação da nota das frequências e engloba toda a matéria do programa.

 

II.

Para os alunos que não tenham uma assiduidade de 75%:

2 Frequências: 2x40%: 12 nov 2019; 7 jan. 2020

+ 1 comentário escrito de um documento entregue pelo professor com uma antecedência de 2 semanas (20%).

Nota mínima para admissão ao exame de recurso: 8 (oito).

Na época de recurso, o exame permite a recuperação da nota das frequências e engloba toda a matéria do programa.

Regente da Disciplina:

Paulo Manuel de Oliveira