Disciplina: Psicologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Caracterizar a Psicologia da Educação e a sua pertinência no âmbito educativo;
2 - Compreender e conhecer as características das diferentes fases de desenvolvimento físico, cognitivo, interpessoal e moral, e apontar as implicações educativas do conhecimento das mesmas;
3 - Compreender e conhecer os diferentes processos inerentes à aprendizagem;
4 - Compreender a especificidade dos processos educativos e a sua interacção com os processos de desenvolvimento e aprendizagem;
5 - Compreender o conceito de inteligência e reflectir sobre a importância do seu desenvolvimento nos contextos educativos;
6 - Distinguir diferentes categorias de investigação psicológica em educação

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Psicologia da Educação
1.1 - O estatuto epistemológico da Psicologia da Educação
1.2 - Aplicação da Psicologia da Educação
2 - Teorias do desenvolvimento e educação
2.1 - Definição do conceito de desenvolvimento
2.2 - Teorias de Piaget, Vygotsky, Erikson e Kohlberg e suas implicações educativas
2.3 - Teorias sobre o envelhecimento
2.4 - Apreciação crítica das teorias de desenvolvimento
3 - Teorias do ensino e modelos de aprendizagem escolar
3.1 - Conceito de aprendizagem e sua relação com o conceito de desenvolvimento.
3.2 - Teoria de Bruner e Teoria de Ausubel e suas implicações educativas
3.3 - Apreciação crítica das teorias de aprendizagem.
4 - Inteligência e educação
4.1 - Definição e Modelos explicativos da inteligência
4.2 - Teoria das Inteligências múltiplas de Gardner;
4.3 - A inteligência emocional
5 - Contributos da investigação em psicologia para o conhecimento em educação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, L.S., Guisande, M.A. & Ferreira, A.I. , 2009 , Inteligência: Perspectivas Teóricas , Coimbra: Almedina
Barros de Oliveira, J. H. , 2005 , Psicologia da Educação , Porto: Livpsic-Psicologia
Coll, C., Marchesi, A., & Palacios, J. (Coords) , 2004 , Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação Escolar , Porto Alegre: ArtMed
Miranda, G., & Bahia, S. , 2005 , Psicologia da educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino , Lisboa: Relógio d' Água
Oliveira, J. H. B. , 2007 , Psicologia da Educação: Aprendizagem/aluno , Porto: Livpsic.Papalia, D. E.
Olds, S. W., & Feldman, R. D. , 2001 , O mundo da criança , Amadora: McGraw-Hill
Slavin, R. E. , 2012 , Educational psychology: Theory and practice , Boston, MA
Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. , 1993 , Psicologia educacional: Uma abordagem desenvolvimentista , Lisboa: McGraw-Hill

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos. Na avaliação haverá uma participação mais activa dos alunos (recensão crítica e trabalho prático (50%)) e um teste escrito (50%).