Disciplina: Investigação em Educação I

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os objetivos da investigação em educação e as questões éticas e epistemológicas subjacentes.
2 - Identificar as etapas de um processo de investigação
3 - Conhecer e utilizar diferentes instrumentos de recolha de dados
4 - Conhecer os paradigmas de investigação em educação e as suas caraterísticas.
5 - Utilizar os métodos quantitativos.
6 - Formular hipóteses e definir variáveis.
7 - Efetuar estudos correlacionais.
8 - Verificar a validade e a fiabilidade dos instrumentos de medida.
9 - Conhecer e utilizar as técnicas de amostragem.
10 - Efetuar o tratamento estatístico de dados quantitativos.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao pensamento científico: conceitos fundamentais.
2 - O processo de investigação quantitativa em educação: problemas científicos, hipóteses, planos, instrumentos de recolha de dados, técnicas de análise de dados e interpretação dos resultados
3 - Linhas quantitativas de investigação: suas principais caraterísticas, potencialidades e fragilidades
4 - Critérios para a escolha de uma linha científica em função do problema a estudar
5 - A validade de uma investigação científica: a validade interna e externa dos estudos científicos
6 - A fidelidade de uma investigação científica
7 - Instrumentos quantitativos de recolha de dados: variedade, caraterísticas, vantagens e desvantagens de cada um deles
8 - Técnicas de amostragem
9 - A ética na condução de uma investigação
10 - A revisão da literatura: fontes principais
11 - O teste das hipóteses e sua relação com a estatística descritiva e inferencial
12 - A redação de um relatório científico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ARY, D., JACOBS, L., SORENSEN, C. , 2010 , Introduction to Research in Education , Belmont, USA: Wadsworth, Cengage Learning
BELL, J. , Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação , Gradiva
COUTINHO, C. , 2011 , Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e prática , Edições Almedina
FORTIN, M.-F. , 2003 , O Processo de Investigação: da concepção à realização , Lusociência
MARCONI, M., LAKATOS, E. , 2003 , Fundamentos de Metodologia Científica , São Paulo: Editora Atlas S.A.
SILVA, C. , 1994 , Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais , McGraw-Hill
Investigação em Educação , 2005 , SOUSA, A. , Livros Horizonte
Research Methods - The Basics , 2011 , WALLIMAN, N. , USA and Canada: Routledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Recorrer-se-á à exposição oral, ao debate com base em projeção de diapositivos, leitura de textos breves e sua discussão em grupo e plenário. Além da participação nas atividades da sala de aula que será contabilizada com 10% na avaliação final, os alunos devem apresentar um projeto de investigação centrado no uso de metodologias de tipo quantitativo realizado em grupo valendo 40% e a realizarão uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos - frequência, que valerá 50%. A avaliação dos alunos pressupõe, ainda, uma frequência de 75% das aulas lecionadas.