Disciplina: Investigação em Educação I

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Conhecer os objetivos da investigação em educação e as questões éticas e epistemológicas subjacentes.

Identificar as etapas de um processo de investigação. 

Identificar os diferentes tipos de pesquisa, as suas caraterísticas e a adequação aos objetivos de cada investigação.

Conhecer diferentes paradigmas de investigação.

Conhecer e utilizar diferentes instrumentos de recolha de dados.

Utilizar os métodos quantitativos

Conceber inquéritos por questionário

Formular hipóteses e definir variáveis.

Efetuar estudos correlacionais.

Verificar a validade e a fiabilidade dos instrumentos de medida.

Conhecer e utilizar as técnicas de amostragem.

Apresentar e analisar dados quantitativos.

Conteúdos / Programa:

Etapas de um processo de investigação.

Paradigmas de investigação em educação: caraterísticas e objetivos

Métodos quantitativos.

Instrumentos de recolha de dados.

Inquérito por questionário

Hipóteses, variáveis e estudos correlacionais.

Validade e fiabilidade dos instrumentos de medida.

Técnicas de amostragem

Apresentação e análise de dados quantitativos.

 

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

BELL, J. (2003). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação (3ª ed.). Lisboa: Gradiva.

COUTINHO, C. (2011). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina.

FORTIN, M.-F. (2003) O Processo de Investigação: da concepção à realização. 3ª ed., Loures: Lusociência.

GHIGLIONE, R. & MATALON, B. (2005). O Inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

HILL, M. & HILL, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

MARCONI, M., LAKATOS, E. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas S.A.

MARTINEZ, L. & FERREIRA, A. (2008). Análise de dados com o SPSS. Lisboa: Escolar Editora.

SILVA, C. (1994). Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais. Lisboa: McGraw-Hill

SOUSA, A. (2005). Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte

TUCKMAN, B. (2000). Manual De Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

WALLIMAN, N. (2011) Research Methods- The Basics. USA and Canada: Routledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Avaliação:

a) Os estudantes realizarão duas fichas de avaliação que terão, cada uma delas, a ponderação de 50% na avaliação final.