Disciplina: Educação pela Arte - Artes Plásticas

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

As atividades desenvolvidas no âmbito da unidade visam, simultaneamente, consciencializar para a relevância da educação pela arte e promover o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, assim como fomentar o exercício de concretização de ações de caráter educacional, relativos tanto ao fomento da fruição de arte informada quanto ao incentivo à produção criativa.

Pretende-se que o discente seja capaz de:

  • Reconhecer o desenvolvimento da criatividade como elemento fundamental para o desenvolvimento humano e social;
  • Reconhecer a relevância das artes, designadamente as artes plásticas, no desenvolvimento do indivíduo;
  • Reconhecer a importância da arte na história do Homem;
  • Compreender a importância da educação pela arte na formação do indivíduo e, consequentemente, no desenvolvimento cultural e social;
  • Compreender a evolução da linguagem gráfico-expressiva na criança, com a finalidade de proporcionar atitudes adequadas no âmbito da prática educativa;
  • Refletir criticamente sobre a obra de arte;
  • Demonstrar uma abordagem e utilização criativa dos materiais e das técnicas;
  • Perspetivar projetos/intervenções e materiais educativos no âmbito da educação pela arte.

Conteúdos / Programa:

  1. Conceitos, relevância e funções da Arte
  2. A criatividade
  3. A educação pela Arte e os princípios para a educação artística
  4. Os estágios do desenvolvimento infantil: as fases da expressão plástica desde as primeiras manifestações gráficas
  5. Os elementos da linguagem plástica: comunicação e linguagem visuais
  6. Técnicas e meios de Expressão Plástica: bi e tridimensional
  7. Projeto de trabalho e trabalho de projeto
  8. A abordagem pedagógica à obra de arte
  9. Planificação e práticas pedagógicas na educação básica (conteúdos, estratégias, recursos)
  10. A experimentação prática como forma de preparação didático-pedagógica

Bibliografia / Fontes de Informação:

Arnheim, R. (2006). Arte e perceção visual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Bamford, A. (2009). El Factor ¡Wuau! El papel de las artes en la educacion. Barcelona: Octaedro.

Csikszentmihalyi, M. (2007). Creativity: Flow and the Psychology of Discovery and Invention. Nova Iorque: HarperCollins e-books.

Dewey, J. (2008). El arte como experiencia. Barcelona: Ediciones Paidós.

Duncum, P. (2010). Conceitos chave da educação para a cultura visual. Imaginar (52). Recuperado de https://issuu.com/apecvportugal/docs/imaginar52/7.

Fróis, J. (2000). Educação estética e artística, abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Gardner, H. (2010). Educación artística y desarrollo humano. Barcelona: Paidós.

Greene, M. (2005). Liberar la imaginacion. Barcelona: Editorial Graó.

Joly, M. (2007). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70.

Kandinsky, W. (2008). Gramática da criação. Lisboa: Edições 70.

Manovich, L. (2001). The Language of New Media. Cambridge: MIT Press.

Read, H. (2007). Educação pela arte. Lisboa: Edições 70.

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação final será o resultado do somatório dos diferentes momentos de avaliação, com base num acompanhamento gradual do trabalho do aluno, durante o período letivo. A classificação final global contempla uma avaliação contínua e sistemática, que inclui a participação ativa e pertinência das intervenções, a atitude crítica e autocrítica, a correta utilização de técnicas, materiais e terminologia específica, o interesse e o empenho na realização das atividades propostas, a capacidade de resolver problemas e a aquisição e aplicação de conhecimentos.

A classificação será baseada nos seguintes critérios:

  • Assiduidade/pontualidade: 10%;
  • Trabalhos executados no âmbito da unidade curricular (participação ativa na realização das atividades propostas): 15%;
  • Trabalhos de grupo: 25%;
  • Relatório de Reflexão Crítica: 20%;
  • Trabalho de projeto/investigação (portefólio) e respetiva apresentação oral: 30%.

Regente da Disciplina:

Valdemar Freitas Sousa