Disciplina: Educação pela Arte - Artes Plásticas

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer o desenvolvimento da criatividade como elemento fundamental para o desenvolvimento humano e social;
2 - Reconhecer a relevância das artes, designadamente as artes plásticas, no desenvolvimento do indivíduo;
3 - Reconhecer a importância da arte na história do Homem;
4 - Compreender a importância da educação pela arte na formação do indivíduo e, consequentemente, no desenvolvimento cultural e social;
5 - Compreender a evolução da linguagem gráfico-expressiva na criança, com a finalidade de proporcionar atitudes adequadas no âmbito da prática educativa;
6 - Refletir criticamente sobre a obra de arte;
7 - Mostrar uma abordagem e utilização criativa dos materiais e das técnicas;
8 - Perspetivar projetos/intervenções e materiais educativos no âmbito da educação pela arte.

Conteúdos / Programa:

1 - Criatividade
2 - Arte
3 - A educação pela Arte
4 - Princípios para a educação artística
5 - Estágios do desenvolvimento infantil: as fases da expressão plástica desde as primeiras manifestações gráficas
6 - A linguagem Plástica
7 - A representação Plástica no espaço ou campo visual
8 - Técnicas de Expressão Plástica
8.1 - Métodos, técnicas e materiais de representação e modelação bidimensional
8.2 - Métodos técnicas e materiais de representação e modelação tridimensional
9 - A materialização da forma plástica como meio ou veículo de comunicação/expressão
9.1 - Realização de diversas atividades práticas
10 - Trabalho de projeto de uma atividade de intervenção no âmbito da educação pela arte

Bibliografia / Fontes de Informação:

Arnheim , 2006 , Arte e percepção visual , S. Paulo: Thomson
Bamford , 2009 , El Factor ¡Wuau! El papel de las artes en la educacion , Barcelona: Octaedro
Csikszentmihalyi , 2006 , La créativité , Paris: Robert Laffont
Dewey , 2008 , El arte como experiencia , Barcelona: Ediciones Paidós
Duncum , 2010 , Conceitos chave da educação para a cultura visual ,
Fróis , 2000 , Educação estética e artística, abordagens transdisciplinares , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Gardner , 2010 , Educación artística y desarrollo humano , Barcelona: Paidós
Greene , 2005 , Liberal la imaginacion , Barcelona: Editorial Graó
Joly , 2008 , Introdução à análise da imagem , Lisboa: Edições 70
Kandinsky , 1998 , Gramática da criação , Lisboa: Edições 70
Manovich , 2005 , El lenguaje de los medios de comunicación: la imagen en la era digital , Barcelona, Espanha: Paidós
Read , 2007 , Educação pela arte , Lisboa: Edições 70

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Exposição verbal e clarificação de conceitos; Leitura e análise de textos; Reflexão em grande e pequeno grupo; Visitas de estudo; Elaboração de guiões e/ou de relatórios de visitas de estudo; Produção/criação de objetos artísticos; Elaboração em grupo de trabalho de investigação sobre técnicas de expressão plástica e sua apresentação oral; Trabalho individual de projeto de uma atividade de intervenção no âmbito da educação pela arte e sua apresentação oral. A avaliação final será o resultado do somatório dos diferentes momentos de avaliação, com base num acompanhamento gradual do trabalho do aluno, durante o período letivo, e engloba: a assiduidade e o empenho na participação das atividades, e o desempenho na investigação, nos trabalhos práticos e na sua apresentação. A classificação final global contempla: avaliação contínua - 10%; trabalhos executados no âmbito letivo - 15%; trabalho de grupo - 35 %; trabalho de projeto/investigação e respetiva apresentação oral - 40%.