Disciplina: Educação e Multiculturalismo

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. Compreender as dinâmicas socioculturais das sociedades contemporâneas;

2. Conhecer os referenciais teóricos do monoculturalismo e do multiculturalismo;

3. Reconhecer os fenômenos migratórios da contemporaneidade;

4. Relacionar cultura, identidade e alteridade;

5. Discutir o monoculturalismo em contextos de diversidade cultural;

6. Reconhecer as implicações dos referenciais teóricos nas práticas educativas;

7. Desconstruir estereótipos e preconceitos;

8. Conhecer os princípios da Educação Intercultural preconizados pela UNESCO;

9. Analisar políticas educativas que estimulam o diálogo intercultural;

10. Analisar criticamente projetos e práticas de educação multicultural.

Conteúdos / Programa:

 1. Pensar o Social

2. Abordagem aos métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais

3.Globalização e diversidade cultural;

4.Monoculturalismo e multiculturalismo;

5.Fenômenos migratórios, esbatimento de fronteiras e mestiçagem;

6.Eu e o Outro; Identidade e Diferença; o Nós;

7.Cultura e identidade cultural;

 

8.Cultura popular;

9.Inclusão e Educação inclusiva;

10.Equidade e justiça social;

11A voz dos excluídos e o poder;

12.Educação Intercultural, segundo a UNESCO;

Bibliografia / Fontes de Informação:

Geertz, C. (1989). Interpretação das culturas. RJ: Koogan.

Canen, A. (2000). Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural. Cadernos de Pesquisa, 111, 135-150.

Gimeno Sacristán, J. (2003). Educar e Conviver na Cultura Global. Porto: ASA.

Giroux, H. (2003). Atos impuros. A prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: ARTMED.

Leite, C. (2000). Uma análise da dimensão multicultural do Currículo. Revista de Educação, 9 (1), 137-143.

Silva, T. T. (2000). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

Sousa, J. M. (2015). O currículo e a identidade cultural. In J. C. Morgado et all (Ed.), Currículo, internacionalização e cosmopolitismo  (Vol. 1, pp. 171 -178), Sto Tirso: De Facto.

Moreira, A. F. e Candau, V. (Orgs.). (2014). Multiculturalismo. Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Os critérios e as ponderações da avaliação sumativa a que será submetido são os seguintes:

1-      Participação ? 10% da classificação final. Não recuperável na época de Recurso.

2-      Um trabalho escrito de grupo e sua apresentação oral - 40% (30% parte escrita e 10% apresentação oral). Não recuperável na época de Recurso.

3-      Um trabalho individual e sua apresentação oral - 50% (40% parte escrita e 10% apresentação oral) . Recuperável na época de recurso

Regente da Disciplina:

Paulo Manuel de Oliveira