Disciplina: Educação e Multiculturalismo

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender as dinâmicas socioculturais das sociedades contemporâneas;
2 - Conhecer os referenciais teóricos do monoculturalismo e do multiculturalismo;
3 - Reconhecer os fenómenos migratórios da contemporaneidade;
4 - Relacionar cultura, identidade e alteridade;
5 - Discutir o monoculturalismo em contextos de diversidade cultural;
6 - Reconhecer as implicações dos referenciais teóricos nas práticas educativas;
7 - Desconstruir estereótipos e preconceitos;
8 - Conhecer os princípios da Educação Intercultural preconizados pela UNESCO;
9 - Analisar políticas educativas que estimulam o diálogo intercultural;
10 - Analisar criticamente projetos e práticas de educação multicultural.

Conteúdos / Programa:

1 - Globalização e diversidade cultural;
2 - Monoculturalismo e multiculturalismo;
3 - Fenómenos migratórios, esbatimento de fronteiras e mestiçagem;
4 - Eu e o Outro; Identidade e Diferença; o Nós;
5 - Cultura e identidade cultural;
6 - Estudos Culturais;
7 - Cultura popular;
8 - Inclusão e Educação inclusiva;
9 - Equidade e justiça social;
10 - A voz dos excluídos e o poder;
11 - Educação Intercultural, segundo a UNESCO.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Geertz, C. , 1989 , Interpretação das culturas , RJ: Koogan
Canen, A. , 2000 , Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural , s/ed
Gimeno Sacristán, J. , 2003 , Educar e Conviver na Cultura Global , Porto: ASA
Giroux, H. , 2003 , Atos impuros. A prática política dos estudos culturais , Porto Alegre: ARTMED
Gonçalves, L. & Silva, P. , 2001 , O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos , Belo Horizonte: Autêntica
Leite, C. , 2000 , Uma análise da dimensão multicultural do Currículo , s/ed
Silva, T. T. , 2000 , Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais , Petrópolis: Vozes
Sousa, J. M , 2015 , O currículo e a identidade cultural. In J. C. Morgado et all (Ed.) , Sto Tirso: De Facto
Moreira, A. F. e Candau, V. (Orgs.) , 2014 , Multiculturalismo. Diferenças culturais e práticas pedagógicas , Petrópolis: Vozes

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Para além da exposição teórica e da clarificação de conceitos pela professora, com recurso à projeção de diapositivos, procedese também à leitura de textos breves e sua discussão em pares, grupo e plenário. A leitura de longo fôlego tem lugar essencialmente fora das sessões presenciais. A partir de análise de casos, os alunos são convidados a construir um portfólio onde registrarão os seus comentários pessoais, fruto de reflexão crítica. A unidade curricular contempla, igualmente, uma componente prática em que os alunos, organizados em grupo, e com base nos fundamentos teóricos colhidos, analisam projetos e práticas de educação multicultural. Para a avaliação, é tido em conta o nível de participação de cada um nos trabalhos de grupo e atividades da sala de aula, e um trabalho individual escrito sobre os desafios do multiculturalismo na educação, previamente apresentado oralmente na turma e sujeito a debate.