Disciplina: Educação e Inteligências Múltiplas

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1.Reflectir sobre os novos paradigmas emergentes de Educação;
2.Saber definir e caracterizar as diferentes inteligências múltiplas propostas por Howard Gardner;
3.Conhecer e ser capaz de explicar o modelo de educação defendido pelos teóricos das IM.
4.Conhecer os diferentes programas de intervenção baseados na teoria das Inteligência Múltiplas;
5.Conseguir adaptar e aplicar programas de intervenção baseados na teoria das Inteligência Múltiplas;
6.Ser capaz de construir novas formas de avaliação adequadas aos projectos em estudo.

Conteúdos / Programa:

1. Novos paradigmas de educação

1.1. Epistemologia, ciência e interdisciplinaridade

1.2. As necessidades actuais da Educação

2. Teoria das Inteligências Múltiplas

2.1. Definição de inteligências

2.2. Critérios para a definição de uma inteligência

2.3. Os diferentes tipos de inteligência: definição e caracterização

2.4. Implicações da IM na educação

2.5. Princípios em que deve assentar a avaliação

3. O modelo do ?Teaching for Understanding? (Tfu)

3.1. Definição de compreensão

3.2. Componentes do modelo:

3.2.1. Tópicos generativos

3.2.2. Objectivos centrados na compreensão

3.2.3. Desempenhos de compreensão

3.2.4. Avaliação passo a passo

4. Projectos baseados nas IM

4.1. Projecto Spectrum

4.2. Projecto Zero

4.3. Outros projectos

5. Construção de projectos de intervenção basedos no modelos das IM.

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

1.Ferreira, A., Guisande, M. A., Almeida, L. (2009). Inteligência - Perspectivas Teóricas. Edições Almedina.
2.Gardner, H. (1983/1993). Frames of the mind: The theory of multiple intelligences. Basic Books.
3.Gardner, H. (1991). The unschooled mind: How children think and how schools should teach. BasicBooks.
4.Gardner, H. (1995). Inteligencias múltiplas. La teoria en la prática (Vol. 29). Paidós.
5.Gardner, H. (1999). The disciplined mind: What all students should understand. Simon Schuster.
6.Gardner, H., Kornhaber, M. &,  Winner, E. (2013). Work, and Life: A Festschrift on the Occasion of Howard Gardner?s 70th Birthday. CreateSpace Independent Publishing Platform.
7.Krechevsky, M. (1994). Project spectrum. Harvard Project Zero
8.Moraes, M. C. (2002). O paradigma educacional emergente. Papirus.
9.Morin, E. (2004). Os sete saberes para a educação do futuro. Edições Piaget.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Construção de um Programa de Intervenção nas IM (Trabalho 1- grupo de 2/3 elementos (apresentação escrita + apresentação oral)

(2)  **Portefólio de aprendizagem ( trabalho 2- individual - escrito + apresentação oral)

(3)- ***Participação dos alunos nas tarefas propostas nas aulas ( 10%)

** a componente oral não é passível de ser recuperada em exame

*** não recuperável em exame

Média final: 1ª (45 %) + 2ª  (45%)+3ª  + 3ª (10%)

Regente da Disciplina:

Soraia Fernandes Garcês