Disciplina: Educação para a Saúde

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar fatores que interferem no processo saúde/doença.
2 - Conhecer as etapas do desenvolvimento do ser humano ao longo do ciclo de vida.
3 - Compreender a resposta adaptativa do indivíduo ao processo saúde/doença.
4 - Desenvolver competências cognitivas, técnicas e relacionais para a prevenção da doença, manutenção, recuperação e promoção da saúde.

Conteúdos / Programa:

0 - A interligação da saúde aos contextos de desenvolvimento e educativos.
1 - Os conceitos inerentes à Saúde.
1.1 - Evolução do conceito de Saúde.
1.2 - Promoção da Saúde.
1.3 - Prevenção da Doença.
1.4 - Educação para a Saúde.
1.5 - Literacia em Saúde.
2 - A saúde ao longo do ciclo de vital.
2.1 - Necessidades Humanas e sua satisfação.
2.2 - Os processos de saúde-doença.
2.3 - Alterações funcionais do organismo: Criança; Jovem; Adulto; Idoso.
2.4 - Saúde Mental e prevenção das perturbações mentais.
2.4.1 - Prevenção da Violência.
3 - Os Determinantes da Saúde.
3.1 - Genética; Ambiente; Estilos de Vida e Serviços de Saúde.
3.2 - As Desigualdades em Saúde.
3.3 - A Promoção da Saúde; Prevenção da doença e qualidade de vida.
3.4 - Educação Alimentar: Alimentação saudável e distúrbios alimentares.
3.5 - Atividade física e comportamento sedentário.
4 - Planeamento e Promoção da Saúde.
4.1 - Modelos de planeamento em Promoção da Saúde.
4.2 - Políticas de Promoção da Saúde.
4.3 - Plano Nacional de Saúde.
5 - Educação integral em sexualidade.
5.1 - A saúde sexual e reprodutiva das crianças e jovens.
5.1.1 - Puberdade.
5.1.2 - Gravidez.
5.1.3 - Doenças Sexualmente Transmissíveis.
6 - Princípios de Socorrismo.
6.1 - O Sistema Integrado de Emergência Médica.
6.2 - Primeiros Socorros.
6.3 - Emergências de Trauma: Tecidos Moles; Fraturas; Trauma Vertebro Medular, Trauma Crânio encefálico.
6.4 - Emergências Médicas: Acidente Vascular Cerebral; Enfarte Agudo do Miocárdio; Diabetes; Convulsões.
6.5 - Suporte Básico de Vida.
6.5.1 - Algoritmo SBV Adulto.
6.5.2 - Algoritmo SBV Pediátrico.
6.5.3 - Posição Lateral de Segurança.
6.5.4 - Desobstrução da Via Aérea.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular desenvolve-se através de sessões letivas teórico/práticas recorrendo ao método expositivo-participativo e demonstrativo onde, para além da exposição da temática previamente trabalhada, serão idealizados casos práticos de modo a promover a participação e reflexão do grupo. Nas práticas os estudantes mobilizam conhecimentos e aplicam habilidades instrumentais protocolizadas e apreendidas. O modelo de avaliação será o B, englobando dois elementos (frequência e trabalho) com o peso de 50% cada um. A nota mínima, em cada um dos elementos de avaliação, é de 9,5 valores, podendo ser recuperada em recurso.