Disciplina: Intervenção Comunitária
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
126 Horas
NÚMERO DE ECTS:
15 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
                                         1 - Compreender as bases do enquadramento da Intervenção Comunitária.
 2 - Reconhecer e compreender o potencial da perspetiva psicológica e sociológica na Intervenção Comunitária.
 3 - Compreender o potencial da Conceção Antropológica de Freire para a Intervenção e Desenvolvimento Comunitários.
 4 - Des)construir um Perfil Comunitário e através dele um Projeto de Intervenção.
 5 - Entender o potencial da Intervenção Comunitária nas políticas de desenvolvimento local.
 6 - Desvelar a Participação dos cidadãos e das cidadãs do território como um direito e um dever que subsiste à mudança social.
 7 - Compreender, na generalidade, os eixos principais de uma filosofia da qualidade nas Organizações.
                                    
Conteúdos / Programa:
 1 - A Intervenção Comunitária na perspetiva psicológica e sociológica da ação.
 2 - A Conceção Antropológica de Paulo Freire e o empoderamento dos projetos de Intervenção e Participação Comunitários/Locais.
 3 - A Conscientização como processo de problematização e de transformação sociais.
 4 - As especificidades da Investigação-Ação (Participativa) na (des)construção de Projetos de Intervenção e Participação Locais.
 5 - A Metodologia Participativa de Projeto.
 6 - A participação cidadã como fator de mudança social e comunitária.
 7 - O empoderamento do outro como estratégia para o desenvolvimento local.
 8 - Os ofícios da Intervenção Comunitária.
 9 - Cidades Educadoras: contextos socioeducativos e comunitários.
Bibliografia / Fontes de Informação:
                                         Banks, Sarah. , 2008 , Utilização de diários como encorajamento à reflexão ética durante o estágio , 
 Banks & Kirsten Nohr (Eds.) , Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social , Porto: Porto Editora
 Freire, Paulo , 1997 , Política e Educação , São Paulo: Editora Cortez
 Gómez, José., Freitas, Orlando., & Callejas, Germán. , 2007 , Educação e desenvolvimento local. Perspectivas pedagógicas e sociais da sustentabilidade , Porto: Profedições
 Guerra, Isabel. , 2002 , Fundamentos e processos de uma Sociologia de Acção , Estoril: Principia
 Guerra, Isabel. , 2006 , Participação e acção colectiva. Interesses, Conflitos e Consensos , Estoril: Principia
 Menezes, Isabel , 2010 , Intervenção Comunitária: uma Perspectiva Psicológica , Porto: Livpic / Legis Editora
 Trilla, Jaume , 2004 , Animação Sociocultural , Lisboa: Instituto Piaget
 Villar, Maria , 2007 , A cidade educadora , Lisboa: Instituto Piaget
                                    
Métodos e Critérios de Avaliação:
                                        Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
O ensino-aprendizagem da UC corrobora o princípio das metodologias ativas, pelo que será privilegiado o debate dos temas geradores, a partilha das respetivas (des)construções e análises de conteúdo. Os momentos expositivos por parte dos docentes apresentam-se como essenciais ao enquadramento das grandes linhas de pensamento que subjazem a UC, tais como o de intervenção, participação e desenvolvimento local. Assente no princípio de educação problematizadora de Freire, serão potenciados círculos de cultura para a (des)construção e análise dos temas geradores e a realização de brainstorming. No campo da avaliação, os alunos devem responder positivamente aos seguintes desafios: a) Construção de um Projeto de IC (20%) b) Construção e Apresentação Pública do Relatório de Estágio (40% / 10%) c) Prática em contexto laboral (80 horas) (30%) Espera-se uma atitude crítica face ao cumprimento dos Descritores de Dublin focalizados nas competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.
                                    
 
                