Disciplina: Assessoria de Imprensa

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar o campo de atuação da Assessoria de Imprensa;
2 - Reconhecer as atribuições e responsabilidades (profissionais e deontológicas) do Assessor de Imprensa;
3 - Compreender a sua importância na promoção dos interesses da organização, dos jornalistas, dos meios de comunicação e dos cidadãos;

Conteúdos / Programa:

1 - Assessoria de Imprensa: história e definição da área de atuação
2 - O Assessor e o Gabinete de Imprensa
3 - Assessoria e Jornalismo: demarcação
4 - Assessoria de Imprensa como produção de conteúdos para-jornalísticos
5 - Valores-Notícia e Confidencialidade
6 - Ferramentas fundamentais de Assessoria de Imprensa
7 - Ética e Código de Conduta do Assessor de Imprensa

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amaral, Isabel , 2002 , Imagem e sucesso: guia de protocolo para empresas , Lisboa, São Paulo: Verbo
Beirão, I, Caetano, J., Vasconcelos, P. , 2010 , O Essencial sobre Assessoria de Imprensa , Angelus Novus
Chinem, Rivaldo , 2003 , Assessoria de Imprensa - como fazer. , São Paulo-SP. Summus Editorial
Duarte, Jorge (org.) , 2003 , Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. 2.ed. , São Paulo-SP: Atlas
Ferraretto, Elisa Kopplin; Ferraretto, Luiz Artur. , 2009 , Assessoria de imprensa: teoria e prática. 5. ed., rev. e atual , São Paulo: Summus
Mateus, Samuel , s/d , Manual Prático de Assessoria de Imprensa , Covilhã, edições LABCOM
Ribeiro, Vasco , 2016 , Assessores de Imprensa e Jornalistas - Perspetiva teórica sobre o pragmatismo das fontes profissionais de informação na indução de notícias. , Porto: Edições Afrontamento

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular assume um carácter prático onde os alunos deverão regularmente apresentar trabalhos empíricos de Assessoria de Imprensa que reflictam os conhecimentos teóricos ensinados. As aulas, baseadas em métodos interactivos e participativos, darão aos discentes a reflexão crítica, bem como a experiência prática quanto às técnicas e ferramentas de Assessoria de Imprensa. Os exercícios individuais e/ou grupo devem ser entregues na semana seguinte à sua solicitação e correspondem a três objetivos definidos: por um lado, oferecer-lhes oportunidades de trabalhar directamente com as ferramentas de assessoria de imprensa habituar os discentes ao ambiente profissional caracterizado por prazos de entrega urgentes; e, por fim, verificar o nível de aquisição de competências específicas. Conjunto dos Trabalhos Individuais/de grupo semanais (50%) e Prova Escrita (50%)