Disciplina: Intercultural Communication

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - A UC, desenhada especificamente para estudantes do 1º Ciclo em Comunicação, Cultura e Organizações, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de capacidades comunicativas e a competência intercultural dos estudantes, necessárias para operar de forma eficaz num contexto profissional globalizado. Na conclusão bem-sucedida do curso, os alunos serão capazes de:
1.1 - Demonstrar conhecimento especializado (a um nível introdutório) de aspetos relevantes da pragmática intercultural e interacional;
1.2 - Interagir com confiança, sensibilidade e de forma eficaz com uma variedade de audiências em contexto profissional globalizado;
1.3 - Tornarem-se aprendentes reflexivos, capazes de monitorizar e gerir o progresso no seu próprio percurso intercultural, tanto ao nível pessoal como profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Comunicação Intercultural
2 - Comunicação, cultura, sociedade - Considerações teóricas e aplicações práticas
3 - Universais culturais: enfoque nas dimensões culturais de Hofstede
4 - Universais culturais: enfoque em dicotomias de Hall (contexto alto / culturas de baixo contexto; monocromáticas / culturas policromáticas )
5 - Universais culturais : enfoque na teoria da cortesia linguística de Brown & Levinson ; estratégias de cortesia
6 - Universais culturais: enfoque na teoria dos atos de fala de Searl
7 - A comunicação não-verbal entre culturas
8 - Comunicação intercultural em contexto profissional globalizado
9 - Negociação e competências de apresentação para profissionais em contexto global; formação intercultural
10 - Comunicação Profissional: habilidades e competências essenciais
11 - Novas tendências em comunicação intercultural: a abordagem de "sucesso"
12 - Globalização & multiculturalismo
13 - Tema(s) escolhido(s) pelos estudantes

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. Holliday, J. Kullman, M. Hyde (2010) , 2010 , Intercultural communication: an advanced resource book for students. , London: Routledge
A. Wierzbicka , 2006 , English: meaning and culture. , Oxford: OUP
A. Wierzbicka , 2010 , Experience, evidence and sense: the hidden cultural legacy of English. , Oxford: OUP
H. Kotthoff, H. Spencer-Oatey (eds.) , 2007 , Handbook of intercultural communication. , Berlin: Mouton de Gruyter
H. Spencer-Oatey (ed.) , 2008 , Culturally speaking: culture, communication and politeness theory. , London: Continuum.
Holliday, Adrian, John Kullman and Martin Hyde , 2010 , Intercultural communication: an advanced resource book for students , London: Routledge
I. Kecskes , 2014 , Intercultural pragmatics , Oxford: OUP
Spencer-Oatey, Helen (ed.) , 2008 , Culturally speaking: culture, communication and politeness theory , London: Continuum
R. Steers, L. Nardon and C. J. Sanchez-Runde , 2018 , Management across cultures: developing global competences , Cambridge: Cambridge University Press
A. Molinsky , 2013 , Global dexterity: how to adapt your behavior across cultures without losing yourself in the process , Cambridge, Mass.: Harvard Business Review Press
H. Spencer-Oatey, P. Franklin and D. Lazidou , 2022 , Global fitness for global people: how to manage and leverage cultural diversity at work , London: Casteldown

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas semanais teórico-práticas interativas e seminários liderados por estudantes. Nas aulas interativas apresentam-se conceitos/temas novos e contextualizados no âmbito do enquadramento teórico relevante, usando plataformas virtuais de aprendizagem adequadas. Os seminários dirigidos pelos estudantes proporcionam-lhes um contexto em que podem tornar-se "criadores" de seu próprio conhecimento, expandir a sua compreensão do conceito/tema escolhido, partilhá-lo e discuti-lo mais profundamente com os seus pares. A avaliação compreende (tipo A):1)Apresentação em grupo (2-3 elementos; até 15 minutos), e avaliação individual: projeção e apresentação de um programa curto de treino intercultural solicitado por um cliente corporativo internacional imaginário, visando a criação da uma empresa na Madeira (40%);2) Reflexão: Um relatório curto (até 500 palavras) sobre (i) a experiência de aprendizagem na UC (30%) e (ii) experiência de trabalho em grupo (os planos para a apresentação do grupo)(30%).