Disciplina: Empreendedorismo

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Os objetivos da UC são os seguintes: compreender a evolução do empreendedorismo como área de investigação; caracterizar o empreendedor; avaliar a importância do ambiente empreendedor; caracterizar a atividade empreendedora em Portugal; compreender os vários elementos que compõem o processo empreendedor; incentivar o aluno na procura, identificação e avaliação de oportunidades de negócio; desenvolver competências na análise e interpretação de casos de estudos de empreendedorismo no setor do turismo; e desenvolver competências na elaboração e apresentação de um plano de negócios.

Conteúdos / Programa:

1 - Empreendedorismo
2 - O Empreendedor
3 - Atividade Empreendedora
4 - Processo Empreendedor
5 - Mitos em Empreendedorismo
6 - Empreendedorismo e Inovação
7 - Oportunidade de negócio
8 - Como estruturar uma ideia de negócio: The Business Model Canvas
9 - Exercícios práticos sobre empreendedorismo
9.1 - Casos de estudo de empreendedorismo no setor do turismo
9.2 - Elaboração e apresentação de um plano de negócio

Bibliografia / Fontes de Informação:

Deloitte & Touche , 2002 , Guias Técnicos de Investimentos em Turismo ? O plano de Negócios , Lisboa: Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo.
Nielsen, S., Klyver, K., Evald, M. and Bager, T. , 2012 , Entrepreneurship in Theory and Practice: Paradoxes in play , Cheltenham: Edward Elgar.
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. , 2010 , Business Model Canvas , New Jersey: John Wiley and Sons
Sarkar, S. , 2014 , Empreendedorismo e Inovação , Lisboa: Escolar Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em aulas teóricas (onde são apresentados e discutidos os princípios teóricos do programa) e teórico-práticas (através de aulas interativas, fomentadas pela intensa e valiosa participação dos alunos, sendo utilizados teaching cases elaborados por escolas de renome internacional ao nível do ensino em Empreendedorismo, nomeadamente, o Babson College). A avaliação da época normal é composta por 3 elementos: realização de um teste escrito (40%), e dois trabalhos em grupo, análise de um caso de estudo (20%) e elaboração e apresentação um plano de negócio (40%), todos os elementos com nota mínima de 7,00 valores. Na época de recurso ou de melhoria, os critérios de avaliação mantêm-se, sendo dada a oportunidade ao aluno de recuperar ou melhorar somente a nota do teste escrito.