Disciplina: Psicologia das Organizações

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Esta unidade curricular tem como objetivo geral fornecer uma formação teórico-prática no domínio da Psicologia das Organizações, procurando mais especificamente:
1 - Contextualizar histórica e cientificamente a Psicologia das Organizações;
2 - Dar a conhecer e comparar as várias perspetivas teóricas sobre as organizações;
3 - Apresentar e explorar conteúdos específicos relacionados com a estrutura organizacional e com a dinâmica das organizações;
4 - Apresentar e explorar diversas dimensões e processos psicológicos e psicossociais que são importantes para compreender e explicar o comportamento no contexto das organizações;
5 - Dar a conhecer e refletir sobre o papel e a atuação do Psicólogo no contexto das organizações.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Psicologia das Organizações
1.1 - Definição, objeto e objetivos
1.2 - Enquadramento histórico-científico
2 - Perspectivas teóricas sobre as organizações
2.1 - As teorias clássicas
2.2 - A escola das relações humanas
2.3 - A perspetiva sistémico-contingencial
2.4 - A perspetiva política
2.5 - A perspetiva cultural
2.6 - Visão comparativa das várias teorias
3 - Estrutura e dinâmica das organizações
3.1 - A estrutura organizacional: Componentes, desenhos e configurações
3.2 - O clima e a cultura como variáveis organizacionais
3.3 - A liderança nas organizações
4 - Dimensões e processos psicológicos nas organizações
4.1 - Motivação e satisfação profissional
4.2 - O desempenho no trabalho (dimensões comportamentais e competências)
4.3 - Crenças e valores profissionais e o valor do trabalho
4.4 - Bem-estar, qualidade de vida e desafios psicossociais nas organizações
5 - O papel e actuação do Psicólogo nas organizações

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ferreira, J. M. C., Neves, J., & Caetano, A. , 2011 , Manual de psicossociologia das organizações , McGraw-Hill
Chambell, M. J., & Curral, L. , 2008 , Psicologia Organizacional: da estrutura à cultura , Horizonte
Campbell, J. P., & Wiernik, B. M. , 2015 , The modelling and assessment of work performance. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior ,
Robbins, S. P., & Judge , 2015 , Organizational behavior , Pearson
Camara, P. B., Guerra, P. B., & Rodrigues, J. V. , 2013 , Humanator XXI: Recursos humanos e sucesso empresarial , Dom Quixote
Drenth, P. J., Thierry, H., & C. J. Wolff, C. J. (1998). , 1998 , Handbook of organizational psychology: introduction to Work and Organizational Psychology , Taylor & Francis
Mintzberg, H. , 2010 , Estrutura e dinâmica das organizações , Dom Quixote
Saari, L.M., & Judge, T.A. , 2004 , Employee attitudes and job satisfaction ,
Ones, D. S., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. K. , 2017 , The Sage handbook of industrial, work and organizational psychology , Sage
Scandura, T. , 2017 , Essentials of organizational behavior: An evidence-based approach , Sage

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas utilizar-se-á metodologias mais expositivas e as teórico-práticas irão privilegiar atividades mais práticas. No seu conjunto, as metodologias de ensino incluirão (i) a exposição dos conteúdos pelo docente com apoio de meios audiovisuais, (ii) a realização de atividades de aplicação, integração e reflexão dos conteúdos (e.g., debates, dinâmicas, exercícios), (iii) a participação dos alunos nessas atividades, (iv) o trabalho autónomo dos alunos (e.g., pesquisa, revisão e leitura bibliográfica partindo da literatura proposta e de informação recolhida em bases de dados científicas), (v) a realização de um trabalho de campo, e (vi) a orientação dos alunos. A avaliação incluirá os seguintes elementos, com as respetivas ponderações no cálculo da nota final: - 1 teste (50% da nota final); - 1 trabalho de campo a realizar em grupo sobre um processo psicológico ou sobre a estrutura/dinâmica das organizações (50% da nota final).