Disciplina: Psicologia das Organizações

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular tem como objetivo geral fornecer uma formação teórico-prática no domínio da Psicologia das Organizações, procurando mais especificamente:
1.1 - Apresentar o objeto e os objetivos da Psicologia das Organizações;
1.2 - Contextualizar histórica e cientificamente a Psicologia das Organizações;
1.3 - Dar a conhecer e comparar as várias perspetivas teóricas sobre as organizações;
1.4 - Apresentar e explorar conteúdos específicos relacionados com a estrutura organizacional e com a dinâmica das organizações;
1.5 - Apresentar e explorar diversas dimensões e processos psicológicos e psicossociais que são importantes para compreender e explicar o comportamento no contexto das organizações;
1.6 - Dar a conhecer e refletir sobre o papel e a atuação do Psicólogo no contexto das organizações.

Conteúdos / Programa:

1. - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
1.1 - Definição, objeto e objetivos
1.2 - Enquadramento histórico-científico
2. - PERSPETIVAS TEÓRICAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
2.1 - As teorias clássicas
2.2 - A escola das relações humanas
2.3 - A perspetiva sistémico-contingencial
2.4 - A perspetiva política
2.5 - A perspetiva cultural
2.6 - A perspetiva cibernética
2.7 - Visão comparativa das várias teorias
3. - ESTRUTURA E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
3.1 - A estrutura organizacional: Componentes, desenhos e configurações
3.2 - O clima e a cultura como variáveis organizacionais
3.3 - A comunicação organizacional
3.4 - A liderança nas organizações
3.5 - A mudança organizacional
4. - DIMENSÕES E PROCESSOS PSICOLÓGICOS NAS ORGANIZAÇÕES
4.1 - Motivação e satisfação profissional
4.2 - Competências e autoeficácia nas organizações
4.3 - Crenças e valores profissionais e o valor do trabalho
4.4 - Bem-estar, qualidade de vida e desafios psicossociais nas organizações
5. - O PAPEL E ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NAS ORGANIZAÇÕES

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bilhim, J. A. , 2006 , Teoria organizacional: Estruturas e pessoas , Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Camara, P. B., Guerra, P. B., & Rodrigues, J. V. , 2013 , Humanator XXI: Recursos humanos e sucesso empresarial. Lisboa , Dom Quixote
Canavarro, J. M. , 200 , Teorias e paradigmas organizacionais , Quarteto
Ferreira, J. M. C., Neves, J., & Caetano, A. , 2011 , Manual de psicossociologia das organizações. , McGraw-Hill
Lima Santos, N., & Pina-Neves, S. , 2001 , Da valorização e centralidade do trabalho à emergência de novos perfis de valores profissionais , Revista da UFP
Lima Santos, N., Pina-Neves, S., & Anjos Ribeiro, C. , 2003 , O papel das chefias intermédias nas organizações: Cenários e desafios , Associação Empresarial de Portugal
Mintzberg, H. , 2010 , Estrutura e dinâmica das organizações. , Dom Quixote
Cascio, W. F., & Aguinis, H. , 2008 , Research in Industrial and Organizational Psychology from 1963 to 2007: changes, choices, and trends , . Journal of Applied Psychology
Chambell, M. J., & Curral, L. , 2008 , Psicologia Organizacional: da estrutura à cultura , Horizonte
Drenth, P. J., Thierry, H., & Wolff, C. J. , 1998 , Handbook of Organizational Psychology: introduction to Work and Organizational Psychology , Taylor & Francis
Robbins, S. P., & Coulter, M , 2012 , Management , Prentice Hall
Huczynski, A. & Buchanan, D. A. , 2013 , Organizational Behavior , Pearson

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas utilizar-se-á metodologias mais expositivas e as teórico-práticas irão privilegiar atividades mais práticas. No seu conjunto, as metodologias de ensino incluirão (i) a exposição dos conteúdos pelo docente com apoio de meios audiovisuais, (ii) a realização de atividades de aplicação, integração e reflexão dos conteúdos (e.g., debates, dinâmicas, exercícios), (iii) a participação dos alunos nessas atividades, (iv) o trabalho autónomo dos alunos (e.g., pesquisa, revisão e leitura bibliográfica partindo da literatura proposta e de informação recolhida em bases de dados científicas), (v) a realização de um trabalho de campo, e (vi) a orientação dos alunos. A avaliação incluirá os seguintes elementos, com as respetivas ponderações no cálculo da nota final: - 1 teste (50% da nota final); - 1 trabalho de campo a realizar em grupo sobre a estrutura e dinâmica de uma organização à escolha (50% da nota final, sendo 25% relativos à parte escrita e 25% à apresentação oral).

Regente da Disciplina:

Nuno Miguel Vieira Rodrigues