Disciplina: Teorias da Retórica e Argumentação

Área Científica:

Estudos Humanísticos

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o sistema da retórica clássica e as teorias da argumentação de Perelman e Toulmin;
2 - entender e importância da argumentação;
3 - explicar o uso de técnicas da retórica e da argumentação no quotidiano;
4 - saber aplicar estratégias argumentativas em diversos contextos comunicacionais.

Conteúdos / Programa:

1 - A Retórica clássica:
1.1 - Origens e quadro teórico;
1.2 - Retórica, sofística e política;
1.3 - A Retórica de Aristóteles;
1.4 - Os tratados de Cícero;
1.5 - Aplicação dos elementos de retórica na comunicação contemporânea.
2 - A Nova Retórica de Perelman:
2.1 - Argumentação e demonstração;
2.2 - Adesão do auditório: estratégias e técnicas;
3 - O The uses of argument de Toulmin:
3.1 - O uso quotidiano da argumentação;
3.2 - O esquema argumentativo;
4 - A retórica nos novos meios de comunicação.
5 - As investigações contemporâneas em retórica e argumentação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Stephen E. Toulmin , 1958 , The uses of Argument , Cambridge University Press
Ph. BRETON , 1998 , A Argumentação na Comunicação ,
W. DOMINIK & J. HALL (edd.) , 2007 , A companion to Roman Rhetoric , Blackwell Pub.
I. M.GIL , 2005 , ?Retórica e comunicação: continuidade e rupturas?, Mathesis 14 (2005) ,
G. KENNEDY , 1994 , A New History of Classical Rhetoric , Princeton University Press
M. MEYER et al. , 2002 , História da Retórica ,
M. MEYER , 1992 , Lógica, Linguagem e Argumentação ,
C. PERELMAN& L. OLBRECHTS-TYTECA , 2000 , Tratado da Argumentação: A Nova Retórica , Inst. Piaget
I. WORTHINGTON (ed.) , 2007 , A companion to Greek Rhetoric , Blackwell Pub.
ARISTÓTELES (introdução de Manuel Alexandre Júnior, tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena) , 1998 , Retórica , Instituto Nacional Casa da Moeda
www.bocc.ubi.pt , BOCC ? Biblioteca Online de Ciências da Comunicação ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia das aulas teóricas está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Nas aulas teórico-práticas, são aplicados os conhecimentos, por exemplo sob a forma de debates sobre temas de interesse para os alunos, mas relacionados com a necessidade de desenvolver competências comunicacionais. São particularmente desenvolvidas as competências argumentativas e as formas de discurso eficaz. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 70% da avaliação (35% cada), para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por uma exposição oral perante a turma (30%), para aplicação das competências orais.