Disciplina: Teorias da Retórica e Argumentação

Área Científica:

Estudos Humanísticos

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Compreender o sistema da retórica clássica e as teorias da argumentação de Perelman e Toulmin;
2 entender e importância da argumentação;
3 explicar o uso de técnicas da retórica e da argumentação no quotidiano;
4 saber aplicar estratégias argumentativas em diversos contextos comunicacionais.

Conteúdos / Programa:

Bibliografia / Fontes de Informação:

Stephen E. Toulmin (1958). The uses of Argument. Cambridge University Press.

Ph. BRETON (1998). A Argumentação na Comunicação. W. DOMINIK & J. HALL (edd.) (2007). A companion to Roman Rhetoric. Blackwell Pub..

I. M.GIL (2005). ?Retórica e comunicação: continuidade e rupturas?, Mathesis 14 (2005). G. KENNEDY (1994). A New History of Classical Rhetoric. Princeton University Press.

M. MEYER et al. (2002). História da Retórica. M. MEYER (1992). Lógica, Linguagem e Argumentação. C. PERELMAN& L. OLBRECHTS-TYTECA (2000). Tratado da Argumentação: A Nova Retórica. Inst. Piaget.

I. WORTHINGTON (ed.) (2007). A companion to Greek Rhetoric. Blackwell Pub..

ARISTÓTELES (introdução de Manuel Alexandre Júnior, tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena) (1998). Retórica. Instituto Nacional Casa da Moeda.

www.bocc.ubi.pt BOCC ? Biblioteca Online de Ciências da Comunicação.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: A metodologia das aulas teóricas está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Nas aulas teórico-práticas, são aplicados os conhecimentos, por exemplo sob a forma de debates sobre temas de interesse para os alunos, mas relacionados com a necessidade de desenvolver competências comunicacionais. São particularmente desenvolvidas as competências argumentativas e as formas de discurso eficaz. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 70% da avaliação (35% cada), para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por uma exposição oral perante a turma (30%), para aplicação das competências orais.