Disciplina: Assessoria de Comunicação

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a importância da comunicação e, especialmente, da assessoria de imprensa na promoção dos interesses da organização, dos meios de comunicação e dos cidadãos
2 - Contextualizar o papel da comunicação no quadro da gestão das organizações e da harmonização das suas agendas com as agendas dos outros actores (sociais, políticos, económicos e culturais)
3 - Conhecer a actividade de Assessoria de Imprensa e as suas principais ferramentas, incluindo as responsabilidades do Assessor de Imprensa
4 - Reconhecer necessidades e oportunidades de comunicação, e implementar acções estratégicas de comunicação e de assessoria de imprensa dirigidos aos públicos internos e externos da organização
5 - Perceber a importância estratégica dos meios digitais e das redes sociais
6 - Conhecer os procedimentos de comunicação a adoptar na gestão de crises

Conteúdos / Programa:

1 - A Importância da Assessoria da Comunicação- uma ferramenta de comunicação diferenciada
2 - Estratégia e Plano de Comunicação
3 - Estratégias de Assessoria de Comunicação
4 - Ferramentas Fundamentais de Assessoria de Imprensa
5 - Media Training
6 - Planeamento de Eventos
7 - Comunicação Interna
8 - Comunicação em Redes Sociais
9 - Comunicação de Crise
10 - Ética e Código de Conduta do Assessor de Imprensa

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amaral, Isabel , 2002 , Imagem e sucesso: guia de protocolo para empresas. , Verbo
Cabrero José, Cabrero, Mário , 2001 , O Livro de Ouro das Relações Públicas , Porto Editora
Caetano, J.& Rasquilha, L. , 2007 , Gestão da Comunicação , Quimera Editores
Beirão, I, Caetano, J., Vasconcelos, P. , 2010 , O Essencial sobre Assessoria de Imprensa , Angelus Novus
Fontcuberta, Mar de , 2010 , A Notícia- Pistas para Compreender o Mundo , Casa das Letras
Kopplin, Elisa , 2001 , Assessoria de Imprensa - teoria e prática , Editora Sagra Luzzatto
Lampreia, J. Martins , 1997 , Técnicas de comunicação: publicidade, propaganda, relações públicas , Edições Europa-América
Ribeiro, Vasco , 2016 , Assessores de Imprensa e Jornalistas - Perspetiva teórica sobre o pragmatismo das fontes profissionais de informação na indução de notícias , Edições Afrontamento
Ferraretto, Elisa Kopplin; Ferraretto, Luiz Artur , 2009 , Assessoria de imprensa: teoria e prática , Summus
Duhé, S. (Ed.) , 2012 , New media and public relations , Peter Lang
Chinem, Rivaldo , 2003 , Assessoria de Imprensa - como fazer , Summus

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular assume um carácter prático onde os alunos deverão regularmente apresentar trabalhos empíricos de Assessoria de Imprensa que reflictam os conhecimentos teóricos ensinados. As aulas, baseadas em métodos interactivos e participativos, darão aos discentes a reflexão crítica e as técnicas de assessoria de imprensa que lhes possibilitarão adoptar diferentes perfis comunicacionais e realizar vários exercícios de acordo com os objectivos pretendidos (ex: comunicados de imprensa; planos de contingência de comunicação de crise, conteúdos em media digitais, etc). Avaliação: Prova Escrita (50%), Conjunto dos Trabalhos Individuais semanais (25%) e Trabalho Escrito (25%)

Regente da Disciplina:

Samuel André Alves Mateus