Disciplina: Design I

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Criar uma perceção visual, uma consciência espacial e boas capacidades de observação.
2 - Desenvolver o desenho, a composição, a perceção visual, a modelação e as capacidades manuais.
3 - Captar com precisão informações visuais através do desenho.
4 - Ler com precisão a escala, a proporção, os detalhes, a composição e a cor dos objetos 3D.
5 - Desenvolver o desenho analítico, isométrico e a ortografia.
6 - Dominar técnicas de desenho a lápis e a copic no desenho de produtos.
7 - Compreender como a alteração intrínseca do artefacto, individualmente ou em combinação, afeta a sua comunicação.
8 - Adquirir conceitos básicos de codificação das formas, semântica do produto e teoria da cor.
9 - Ler as cores e entender o seu impacto na comunicação dos produtos.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à percepção visual e consciência espacial.
2 - Composição da forma e suas técnicas.
3 - Percepção da escala e forma do objeto.
4 - Introdução às técnicas básicas do desenho a lápis.
5 - Introdução ao desenho analítico: técnicas de projeção ortográfica e isométrica.
6 - Técnicas de desenho de linhas: horizontais, verticais e inclinadas.
7 - Formas e planos geométricos: composição de formas cubicas, planas e arquitectónica.
8 - Desenho isométrico e ortográfico: introdução à teoria e à técnica.
9 - Círculos e elipses: o desenho de curvas.
10 - Formas complexas: representação ortográfica / isométrica de desenhos de formas geométricas compostas.
11 - Desenho de objetos: desenho ortográfico e isométrico de artefactos portáteis.
12 - Introdução à teoria da codificação de forma.
13 - Introdução à renderização analógica de alta fidelidade: esboço de produtos.
14 - Introdução à representação visual: leitura e representação da geometria do produto através de materiais, textura e propriedades refletoras da luz.
15 - Técnicas de benchmarking visual para definição do produto: moodboards semânticos.
16 - Representação técnica: desenho técnico e cotas.
17 - Introdução à teoria da cor.
18 - Modelos teóricos de percepção cromática.
19 - Psicologia das cores: relação inter-sensorial e emoção.
20 - Técnicas de construção de moodboards psico-sensoriais.
21 - Teoria de atribução de cor: o benchmarking visual e a relação entre o caráter e a teoria da cor.

Bibliografia / Fontes de Informação:

K. Henry , 2012 , Drawing for Product Designers (Portfolio Skills: Product Design) ,
R. Steur, E. Eissen , 2011 , Sketching: The Basics ,
J. Kahane , 2015 , The Form of Design: Deciphering the Language of Mass Produced Objects ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta unidade curricular adota o Modelo de Avaliação 'C'. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua: Trabalhos/participação/presença (20%) e a prática de projetos em design: 2 projetos cada 40%. Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. Durante a fase prática do projeto, espera-se que os alunos debatam e apresentem progressos no projeto. Cada etapa da avaliação do projeto terá uma ponderação em relação ao todo. Os alunos serão avaliados pelas capacidades de desenho, composição, percepção, modelação e capacidade manual. Em cada momento de avaliação, os alunos serão solicitados a apresentar resultados e as habilidades de apresentação terão também impacto na avaliação final.

Regente da Disciplina:

Elisa Bertolotti