Disciplina: Design IV
Área Científica:
Design
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
10 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
                                         1 - A UC pretende que os alunos explorem de forma integrada um projecto de design estratégico e global. Do design de produto à sua comunicação gráfica e branding.
 2 - Analisar e compreender um brief complexo, gerir as várias fases do projecto que envolva realidades complexas nos domínios de branding, packaging, desenvolvimento de artefactos tridimensionais, dirigidas a um público-alvo
 3 - É uma UC integradora de vários saberes, nos diferentes campos do design, onde os estudantes exploram a sua criatividade e capacidade de resposta a um projecto global e integrado. Pretende-se que os projectos consigam abranger áreas distintas como projectos de identidade cultural e de web.
 4 - A abordagem a esta UC visa aumentar a autonomia projectual, a individuação de uma linguagem própria através de vários suportes, técnicas e formas. Os alunos, já familiarizados com o pensamento em design devem conseguir expressar as suas ideias e conceitos de forma mais assumida e consistente.
                                    
Conteúdos / Programa:
 1 - Noções de design estratégico; A importância do Branding e da identidade corporativa
 2 - Manuais de normas de identidade, Criação de identidades corporativas ou institucionais.
 3 - Contextualização do artesanato e sua revitalização no contexto da sua importância na região.
 4 - Desenvolvimento de um artefacto de forte cariz de cultural e de identidade.
 5 - Exposição e comunicação do mesmo em diferentes suportes técnicos e digitais.
Bibliografia / Fontes de Informação:
                                         G. JULIER , 2008 , The culture of design , SAGE
 B. Burdek , 2005 , History, theory and practice of product design , Birkhäuser
 Bo Bergström , 2008 , Essentials of Visual Communication , Laurence King
 Georgia Butina-Watson;  Ian Bentley , 2007 , Identity by Design , Butterworth-Heinemann
 Alexandre, C. B.; Salguero J.; Peralta M. E.; Aguayo F.; Ares E , 2017 , NEW DESIGN AND MANUFACTURING TECHNOLOGIES FOR CRAFT PRODUCTS , Procedia Engineering  - Elsevier Ltd
                                    
Métodos e Critérios de Avaliação:
                                        Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Método expositivo e dialógico na componente teórico-pratica para apoiar e integrar as atividades práticas. Learning-by-Doing é o metodologia mais próxima à linguagem projectual, envolvendo os estudantes com o meio através da analise oportunidades. Recursos a métodos de aprendizagem colaborativa para construir uma cultura de partilha de conhecimentos e de competência de apoio. A avaliação consiste em três componentes principais:  1) avaliação continua, valorizando o empenho, interesse na realização das tarefas.  2)Obrigatoriedade de assistir a pelo menos  75% das aulas TP e PL. 3) Avaliação por projectos individuais ou em grupo, com respectivo processo e desenvolvimento e apresentação. A UC segue o modelo C de avaliação da UMa. Aos T-Estudantes aplicam-se as mesmas regras dos restantes alunos. Exame de recurso recaí sobre 1 componente da fase projectual que o aluno não conseguiu concluir com sucesso.
                                    
 
                