Disciplina: Design de Meios Interativos

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Criação de websites (Utilização em computadores; Dispositivos móveis e de wearables);
2 - Aplicação de conceitos teóricos referentes à psicologia cognitiva, utilização de objetos, comunicação, teoria de Gestalt e a utilização de semântica de produto à criação de ambientes virtual;
3 - Técnicas de esboço : Desenho de arquitetura de informação e esboços de baixa fidelização;
4 - Criação de protótipos com para a elaboração de interfaces: protótipos de em papel, testes de aferição de soluções A/B, testes com utilizadores;
5 - Criação de protótipos para interfaces de utilizador e fluxos de navegação: simulação em Photoshop.
6 - Estudo e aplicação das ferramentas e à criação de web sites: HTML5, CSS3, Jquery, SASS
7 - Ambientes responsivos na internet (Responsive Web Design (RWD))
8 - Teoria fundacional referente à criação de ambientes de emoção gráfico, conduzem à melhor experiência do utilizador;
9 - Conceitos teóricos da interação do humano com produtos e a aplicação destes conceitos para à criação de um fluxo de navegação.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução aos objetivos do curso; Definição dos critérios de avaliação e respetivos resultados de aprendizagem;
2 - A emergência das tecnologias da internet e dos computadores pessoais;
3 - Introdução ao design responsivo (RWD) e o respetivo impacto na redefinição da teoria subjacente à área de Web Design;
4 - Ferramentas de criação de websites que compreendem os padrões de criação, aceites pela W3C: HTML5; CSS e SCSS; Foundation Framework e JQuery;
5 - Introdução ao mundo interativo: Princípio de design de interação;
6 - Usabilidade como máxima: Desenhar para a melhor experiência do utilizador;
7 - Introdução à psicologia de produto (Theory of Affordance);
8 - Introdução aos conceitos de: constrangimento; mapeamento e arquitetura de informação; análise, retorno e avaliação; metáforas e modelos mentais concetuais e de criação;
9 - Introdução à psicologia de Gestalt e respetiva cultura funcional visual;
10 - Teoria visual de detectação e modelos de emoção cognitiva;
11 - Estudo de resoluções de ecrã: DPI vs PPI; Tamanhos de Píxeis e medidas relativas EMs; Ocupação de elementos em ecrã; Tamanhos de ecrã disponíveis e vindouros;
12 - Introdução às técnicas de experiência do utilizador e comportamento despoletados por ambientes digitais visuais. Teoria e modelo de comportamento de Fogg (FBM) e design persuasivo.
13 - Memória humana e as suas limitações. Memória a longo termo (LTM) vs memória de curta duração (STM), Recordação vs Reconhecimento.
14 - Limitações cognitivas do ser humano e o seu impacto na usabilidade: Fitts' Law, Hick's Law.
15 - Boas práticas de usabilidade: Carregamento cognitivo e o seu impacto na usabilidade;
16 - Introdução ao processo de design de interfaces de utilizador e respetivas ferramentas. Melhores práticas e psicologia do utilizador.
17 - Ferramentas de design: Wireframing; Protótipos em papel; maquetes de alta fidelidade; testes com utilizadores; Testes A/B.
18 - Projeto Web.

Bibliografia / Fontes de Informação:

William Lidwell, Kritina -Holden, Jill Butler , 2003 , Universal Principles of Design , Rockport Publishers, Inc.
Moggridge, Bill , 2006 , Designing Interactions , The MIT Press
Bill Buxton , Sketching User Experiences: Getting the Design Right and the Right Design ,
Donald A. Norman , 2011 , Living with Complexity , The MIT Press
Donald A. Norman , 1998 , The invisible computer: why good products can fail, the personal computer is so complex, and information appliances are the solution. , The MIT Press
Donald A. Norman , 1988 , The psychology of everyday things , New York: Basic Books.
Martel, Adrian, and Irene Mavrommati , 2001 , "Design principles. User interface design for electronic appliances , Taylor & Francis
Baumann, Konrad , 2001 , Controls. User interface design for electronic appliances. , Taylor & Francis
Jordan, Patrick W. , 2000 , Designing pleasurable products: an introduction to the new human factors , Taylor & Francis
Zeldman, J. , Designing with web standards ,
Keith, J. , 2010 , HTML5 for web designers , A Book Apart
Marcotte, E. , 2011 , Responsive Web Design , A Book Apart
Marcotte, E. , 2011 , CSS3 for web designers , A Book Apart

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O objetivo estratégico desta disciplina passa por ensinar os alunos a projetar interfaces de utilizador totalmente funcionais com enfoque na web. O conteúdo teórico é entregue através de apresentações de slides, conteúdo de áudio e vídeo, breves recensões críticas assim como através de bibliografia de referência. As habilidades de pensamento reflexivo e crítico são provocadas por meio de discussões em sala de aula. As ferramentas de software são ensinadas através de tutoriais de laboratório prático com demonstrações das principais técnicas e melhores práticas. Os alunos realizam apresentações aos restantes colegas sobre os tópicos pertinentes já discutidos em aulas teóricas ou através de tutoriais apresentados nas sessões práticas de laboratório. Esta cadeira seguirá o Modelo de Avaliação 'B' de acordo com os regulamentos de avaliação da UMa: Design project: Até 3 momentos de avaliação (50%); Frequência/Reflexão teórica (20%); Presença/Participação (15%);Trabalhos (15%)