Disciplina: Sociologia da Cultura

Área Científica:

Ciências da Arte

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Estimular um espaço de reflexão a várias realidades de modo a desenvolver competências na área da cultura. Promover o conhecimento da atividade cultural nas suas diversas vertentes como a reflexão teórica e conceptual sobre o papel dos atores sociais, pretendendo contribuir para o conhecimento e melhor compreensão da variedade das representações, comportamentos e práticas culturais. Reconhecer o alcance dos fenómenos culturais e analisar as múltiplas modalidades de presença da cultura na vida quotidiana. Formar o aluno para olhar de forma diferente a realidade - olhar direcionado de uma maneira crítica, quer numa perspetiva geral, quer específica aos fenómenos criativos e culturais. Desenvolver as suas capacidades críticas através da discussão e debate em aula como a sua competência e abertura para a transposição de conceitos e métodos adquiridos no estudo da cultura para outros domínios da vida social.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Sociologia 1.1. Sociologia como Ciência Social (Fundadores; Divisões da sociologia/morfologia social, fisiologia social) 1.2. O objeto da Sociologia (realidade social: ação, facto [Weber, Durkheim] e fenómeno; O FST [Mauss]: metodologia e aplicação) 2. Cultura e Padrões Culturais 2.1. Socialização e Enculturação do grupo 2.2. Diversidade cultural e Modelos (invariantes culturais; relativismo e dinamismo culturais) 3. Sociologia do Corpo 3.1. Corpo e Comunicação social/Corpo e Espaço/conceito de Proxémia [Hall] 3.2. Design corporal e identidade: conceito do belo; marcações corporais; estética social-moda; 3.3. Corpo como obra de arte; conceito do belo.
2 - Estudo de caso- Trabalho prático: Representações do género nas artes tradicionais [pinturas sagrada e profana] e modernas [fotografia, publicidade, cinema]

Bibliografia / Fontes de Informação:

D Cuche , 2003 , A Noção de Cultura nas Ciências Sociais , Pé de Página
- , 1982 , Dicionário de sociologia , Verbo
D. Le Breton , 2007 , A Sociologia do Corpo , Vozes
P. Worsley , 1977 , Introdução à Sociologia , Dom Quixote
G. JULIER , 2008 , The culture of design , SAGE
BIROU, A. , 1982 , Dicionário de Ciências Sociais , D. Quixote
N. LANEYRIE-DAGEN , 1997 , L'invention du corps ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino desenvolvida assenta em duas bases diferentes de trabalho: aulas teóricas, que visam a exposição dos conteúdos do programa e a realização de trabalhos práticos sobre as diferentes temáticas abordadas. 1. Avaliação contínua: Redação de um relatório e exposição oral do trabalho realizado em grupo (50%). - No decorrer do semestre, os grupos deverão submeter um plano do trabalho e um pré-relatório (em data a determinar). O não cumprimento dessas exigências implicará a exclusão dos alunos da avaliação definitiva 2. Avaliação individual por exame escrito (50%).

Regente da Disciplina:

Shujoy Chakraborty

Corpo Docente:

Ana Filipa Gandum Ribeiro
Docente