Disciplina: Seminário I

Área Científica:

Ciências Sociais e Humanas

HORAS CONTACTO:

16 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português/Inglês

Objetivos Gerais:

0  - O objetivo do seminário é familiarizar os alunos com um conjunto de atividades relativas à realização de eventos, desde a sua conceção até à organização e análise dos resultados. Permitindo ainda o contacto dos alunos com os diferentes tipos de eventos respetivos à operação hoteleira. Pretende-se que os alunos ganhem competências na organização de eventos e para a preparação das pessoas, equipamentos e recursos necessários para o desenvolvimento de todos os processos que conduzam à realização de um evento, tanto na idealização como na organização e análise dos resultados.
1  - Competências a desenvolver: - Desenvolver capacidades sociais para envolvência com empresas e clientes; - Preparação dos alunos para a execução de planos e para a capacidade de inovação em estratégias de relações entre empresas e clientes, desenvolvendo novos produtos e/ou eventos; - Treinar os estudantes nas atitudes para trabalhar no contexto da atividade turística.
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Conteúdos / Programa:

1.2  - Fundações e objetivos da organização de eventos de hotelaria e restauração, como atividade efémera. Tipologias. Organização. Programa e conteúdo. Assistentes e públicos-alvo. Plano de comunicação.
3  - Atividades pré-evento: identificação de objetivos, clientes, anfitriões e parceiros. Comunicação e relações públicas, patrocínios e protocolo.
4.5  - Produção do evento. Disposição das pessoas, equipamento, recursos tecnológicos e materiais. Fornecedores e orçamento.
6.7  - Execução do evento. Desenvolvimento de atividades planeadas. Espaços, Oradores, Gestão dos assistentes. Gestão de comunicação: imprensa, videoconferência, catering, fotos, vídeos, streaming.
8  - Desmontagem. Equipamento para remover os materiais que foram usados no evento. Contacto com os participantes pós-evento. Gestão comunicativa do evento.
9.10  - Avaliação dos resultados. Nível de conformidade, eficiência da transmissão dos conteúdos, satisfação dos participantes e anfitriões. ROI, rentabilidade, impacto económico, impacto dos Media.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Evans, N. G. , 2015 , Strategic Management for Tourism. Hospitality and Events , Routledge

Fuente, C. , 2014 , Manual práctico para organización de eventos: técnicas de organización de actos II , Editorial Protocolo

Galmés, M.A. , 2010 , La organización de eventos como herramienta de comunicación de marketint, Modelo integrado y experiencial , Universidad de Málaga

Ocaña, I. , 2014 , La gestión de eventos y productos turísticos (Hostelería y Turismo) , Plataforma Digital

Quinn, B. , 2013 , Key Concepts in Event Management , SAGE

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
a) Metodologia de ensino: - Encontrar informações e preparação e organização de material. Autoestudo e grupo de estudo. - Seminários com debates. Serão convidados gestores hoteleiros e responsáveis pela realização de eventos que apresentarão casos práticos. - Casos de Estudo. - Projetos supervisionados realizados em grupo. b) A avaliação é constituída pela realização de um trabalho individual escrito, com um valor de 50% da avaliação, e pela realização de um trabalho de grupo com exposição oral perante a turma, com um valor de 50%. Esta UC tem apenas avaliação contínua, não contemplando avaliação na época de recurso.
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Regente da Disciplina:

Susana Teles