Disciplina: Noções de Contabilidade

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Os alunos terão conhecimentos que permitam (i) Compreender a Contabilidade enquanto ciência social capaz de fornecer informação útil aos stakeholders e à sua tomada de decisão, compreendendo-a e enquadrando-a no panorama nacional e internacional, e (ii) Elaborar e interpretar as principais análises financeiras. Os alunos terão domínio do vocabulário financeiro, compreendendo os conceitos fundamentais de contabilidade e os princípios contabilísticos, bem como as características qualitativas da informação financeira. Serão, ainda, capazes de ler e interpretar as principais demonstrações financeiras, à luz do normativo nacional, conhecendo as operações mais correntes e o ciclo da contabilidade, incluindo operações de fecho de contas e apuramento de resultados. A aprendizagem de alguns dos principais rácios financeiros, permitirá, finalmente, que os alunos sejam capazes de analisar a posição e o desempenho financeiro das organizações.

Conteúdos / Programa:

1 - Processo de harmonização e normalização contabilística, incluindo uma referência ao normativo nacional (Normas Contabilística de Relato Financeiro e a Estrutura Concetual) e internacional.
2 - Contabilidade: conceitos, princípios, característica da informação financeira e a Estrutura Concetual.
3 - Demonstrações financeiras: balanço, demonstração de resultados e outras demonstrações financeiras.
4 - Métodos e processo de registo contabilístico (diário, razão, balancetes).
5 - Ciclo da contabilidade (operações correntes) e operações de fim de exercício.
6 - Principais rácios financeiros.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Rodrigues, J. , 2015 , Sistema de Normalização Contabilística Explicado , Porto Editora.
Borges, A., Rodrigues, A., Rodrigues, R. , 2014 , Elementos de Contabilidade Geral , Áreas Editora: Lisboa
Rodrigues, A. M.; Carvalho, C., Cravo, D. e Azevedo, G. , 2011 , SNC - Contabilidade Financeira: sua aplicação , Editora Almedina: Coimbra.
Costa, C. B. A., Correia, G. , 2014 , Contabilidade Financeira , Rei dos Livros: Lisboa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas estão divididas em 2 componentes:teórica e teórico-prática. Haverá 2 momentos de avaliação: época normal (ou avaliação contínua) e época de recurso e/ou de melhoria. Época normal: realização de 2 frequências com igual ponderação na classificação final; poderá haver lugar à apresentação de 1 trabalho individual/grupo, com uma ponderação na classificação final até 20%. Numa escala de 0 a 20 valores, o(a) aluno(a) não poderá, nunca, ter uma classificação inferior a 7,500 valores na primeira frequência e a 6,000 valores na segunda. Para obter aprovação na época normal,(i) estes limites deverão ser respeitados cumulativamente e (ii) a média ponderada das classificações obtidas nas 2 frequências, acrescida da classificação obtida no trabalho individual/grupo (se aplicável), terá de ser igual ou superior a 9,500 valores. Época de recurso e/ou de melhoria: realização de 1 exame, com uma ponderação de 100% na classificação final, incluindo toda a matéria lecionada ao longo do semestre.