Disciplina: Alemão A1.2

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta disciplina consolida os conhecimentos muito básicos da Língua Alemã (Nível A1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) nas quatro competências básicas: ouvir, ler, falar e escrever. Os manuais da disciplina serão Ja, gerne, Linie 1 A1.2 e Menschen im Beruf Tourismus A1 (ver bibliografia). Material complementar autêntico da área do Turismo será posto à disposição do aluno e trabalhado ao longo do semestre. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a gerir situações de dia-a-dia em língua alemã e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. O estudante descobrirá as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestará atenção à língua (language awareness).No final do semestre, os alunos serão capazes de:
1.1 - Compreender perguntas simples, informações, mensagens ao telefone e breves diálogos em situações quotidianas e profissionais
1.2 - Extrair informação relevante de textos escritos simples.
1.3 - Escrever textos breves.

Conteúdos / Programa:

1 - Trabalho autónomo das lições 2-4 de Menschen im Beruf Tourismus A1, 8-12 de Ja, gerne e 11 de Linie 1 A 1.2, e sob orientação do docente.
2 - Conteúdos temáticos: dados biográficos; os meses; as estações do ano; falar sobre cidades, países e línguas; receber clientes e fazer o check-in; Berlin; pedir e dar direções; falar sobre uma viagem; escrever postais; falar sobre férias; atender a clientes no restaurante; comidas e bebidas; receitas; diferentes tipos de festas (aniversário, festas culturais, casamento?); convites?
3 - Conteúdos gramaticais: Tempos verbais (Perfekt ? também com os verbos separáveis, imperativo); o dativo (como complemento indireto e com preposições que regem este caso, os pronomes pessoais neste caso); Wechselpäpositionen; adjetivos declinados em acusativo; a melodia das frases longas; a pronúncia das terminações ? e, -en, -el, ?er?
4 - Trabalho complementar com os materiais autênticos das áreas do Turismo, da Cultura e da Comunicação.
5 - Preparação da prova oral.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Braun,B. et al. , 2020 , DaF kompakt neu A1-B1 ? Kursbuch und Arbeitsbuch , Stuttgart, Klett
Becker et al. , 2012 , Unternehmen Deutsch A1+A2 ? Lehr_ und Arbeitsbuch , Syuttgart, Klett.
Cohen, U.; Grandi, N. , 2020 , Zimmer Frei ? Deutsch im Hotel, , Stuttgart, Klett.
HarperCollins Publishers. , 2016 , Collins German Grammar and Practice , HarperCollins Publishers.
Ferenbach, M., Schüsster, I., , 2010 , Wörter zur Wahl , Stuttgart, Klett
Funk,H., Kuhn, C. , 2016 , Studio 21 ? das Deutschbuch , Berlin, Cornelsen
Grunwald, A. , 2015 , Ja, gerne. , Berlin: Cornelsen
Jin, F. et al. , 2016 , Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache Grammatik ? kein Problem , Berlin: Cornelsen
Kahlen, L. , 2019 , Essential German Vocabulary , Oxen, Teach Yourself
Kaufmann, S. et al. , 2019 , Linie 1 A1.1 Deutsch im Alltag und Beruf, Kurs- und Übungsbuch. , München: Klett- Langenscheidt
Kreutner, E., Langer. J., , 2016 , German Tutor ? Grammar and Vocabulary Workbook- , Hodder and Stoughton
Langenscheidtredaktion ( , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , München: Langenscheidt.
Niebisch, D. , 2018 , , Menschen -Vokalbletaschenbuch A1 ?Müchen, , Hueber Verlag
Martinez,R., Braatz, B. , 2004 , Como dizer tudo em alemão , Editora Campus
Röhe, K., , 2011 , Zweifelfrei Deutsch ? Wortbildung und Wortbedeutung, , Stuttgart, Pons
Schümann, A. et al. , 2015 , Menschen im Beruf Tourismus A1. , München: Hueber
Schnack, A. , 2019 , Deutsch Intensiv ? Wortschatz A1 , Stuttgart, Klett
Stief, C. et al. , 2015 , Gramática alemã quanto basta. Deutsche Grammatik - kurz und schmerzlos , Berlin et al./ Lisboa: Langenscheidt/Lisma.
Weermann, E. M. & Wolk, U. , 2018 , Verbtabellen Plus. Deutsch , Stuttgart et al.: Klett

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas 3 seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só serão frontais quando for necessário explicar algum aspeto linguístico devido à sua complexidade. Segue-se o Regul. de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa (Modelo B). -80% de presença obrigatória às aulas -2 Frequências escritas (cada, 30%); 1 prova oral (30%); assiduidade e participação (10%) Época de Recurso: serão admitidos alunos com estatuto ?normal? (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor classificação (40%). Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as 2frequências escritas e a prova oral (90%) no Recurso Outro elemento de avaliação: participação e assiduidade (10%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso.

Regente da Disciplina:

Clara Maria de Sousa