Disciplina: Comportamento Organizacional

Área Científica:

Ciências Sociais e Humanas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva genérica sobre o funcionamento das organizações - enquanto espaços sociais com objetivos e desempenhos controlados - baseada numa abordagem sistémica dos fenómenos socio organizacionais;
2 - O estudante deverá ser capaz de identificar, compreender e acompanhar os diferentes processos que coexistem nas organizações, nomeadamente, os processos individuais, os processos grupais (ou sociais) e ainda os processos designados como sendo organizacionais e de gestão;
3 - O estudante deverá ser capaz de contribuir - através da sua prática - para uma maior eficiência dos colaboradores da organização, baseado no conhecimento e nas competências que, entretanto, for adquirindo acerca dos diversos processos que coexistem nos contextos organizacionais.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao Comportamento Organizacional e aos sistemas socioeconómicos contemporâneos incluindo uma análise das dinâmicas ambientais que envolvem as organizações, uma abordagem sintética à visão crítica do comportamento organizacional bem como ao conceito de análise de redes;
2 - Processos individuais (perceção, personalidade, atitudes, emoções, aprendizagem, conhecimento, motivação e satisfação laboral);
3 - Processos grupais (grupos, formação e dinâmica de grupos, papéis, normas, status, estresse, conflito e negociação, comunicação e decisão);
4 - Processos organizacionais (estruturas organizacionais formais e informais, poder e influência, equidade e confiança, cultura organizacional e tecnologia) e processos de gestão (liderança e mudança) bem com a relevância da gestão dos recursos humanos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cunha, M. P., R.ego, A., Cunha, R. C., Cardoso, C. C., & Neves, P. , 2014 , Manual de comportamento organizacional e gestão , Lisboa, Portugal: Editora RH
Huczynski, A. A., & Buchanan, D. A. , 2013 , Organizational behaviour , Harlow: Pearson Education Limited
Jackson, N., & Carter, P. , 2007 , Rethinking organizational behaviour - a poststructuralist framework , England: Pearson Education Limited
Knights, D., (editor) & Willmott, H. (editor) , 2017 , Introducing organizational behaviour and management , United Kingdom: Cengage Learning
Martin, J., & Fellenz, M. , 2017 , Organizational behaviour & management , United Kingdom: Cengage Learning

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular é composta por um conjunto de aulas teóricas (AT) e de aulas teórico-práticas (ATP). Nas primeiras (AT), a plataforma teórica da unidade curricular é exposta e discutida pelo professor (com a participação ativa dos alunos), enquanto nas segundas (ATP) são discutidos casos/situações e resolvidos exercícios relacionados com os processos comportamentais (individuais, grupais e de gestão). A componente teórico-prática visa propiciar aos alunos um ambiente de reflexão e de contacto com processos comportamentais concretos. No momento de avaliação os alunos são confrontados com questões decorrentes dos conteúdos da UC, através dos quais terão que denotar as suas capacidades de análise, síntese, interpretação, raciocínio crítico, resolução de problemas e tomada de decisão. Avaliação: 2 Frequências (50% cada) Avaliação Época Recurso: 1 Exame recuperável apenas 50% dos conteúdos lecionados, exceto os alunos trabalhadores que podem recuperar 100% dos conteúdos lecionados.