Disciplina: Estratégia Empresarial

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Pretende-se apresentar aos alunos as várias perspetivas relacionadas com os diferentes conceitos, princípios e linhas orientadoras da estratégia e destacar a importância desta atividade no desenvolvimento sustentável da empresa, bem como ordenar as decisões e ações que visem proporcionar ao cliente mais valor do que os seus concorrentes. Pretende ainda, dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o desenvolvimento da estratégia empresarial, alinhando a cultura, as pessoas e a estrutura com a estratégia. As ferramentas estudadas e os conhecimentos adquiridos permitirão aos alunos assimilar as mudanças no ambiente externo e o impacto que poderão provocar à empresa, e ainda perceber as transformações que ocorrem a nível interno, que possibilitem criar vantagens competitivas.Em consequência, os alunos poderão identificar os mecanismos de formação da estratégia, caracterizar as estratégias seguidas pela empresa, utilizar as ferramentas teóricas e realizar pesquisa, análise e discussão

Conteúdos / Programa:

1 - I. Introdução à Estratégia Empresarial
1.1 - A natureza da estratégia e as suas características.
1.2 - Conceito de estratégia.
1.3 - Evolução do pensamento estratégico.
2 - Formulação da Estratégia.
2.1 - Visão, missão, valores e objetivos.
2.2 - Análise estratégica.
2.2.1 - Análise do ambiente externo.
2.2.2 - Análise PESTAL;
2.2.3 - Construção de cenários;
2.2.4 - Análise estrutural do contexto competitivo: As cinco forças de Porter.
2.3 - Análise do ambiente interno.
2.3.1 - Auditoria de recursos;
2.3.2 - Análise SWOT.
2.4 - Classificação das estratégias.
3 - A Implementação da Estratégia.
3.1 - Estrutura organizacional.
3.2 - Avaliação da estratégia.
3.3 - Liderança.
3.4 - Comunicação da estratégia.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Johnson, G., Whittington, R., Scholes, K., Angwin, D., Regner, P. , 2017 , Exploring Stategy: Text and Cases , Pearson
Grant, R. M. , 2016 , Contemporary Strategy Analysis , Wiley & Sons
Harrison, J. S., St. John, C. H , 2014 , Foundations in Strategic Management , Cencage
Evans, N. G. , 2016 , Sustainable competitive advantage in tourism organizations: A strategic model applying servisse dominant logic and tourism?s defining characteristics. Tourism Management Perspectives ,
Neugebauer, F., Figge, F., Hahn, T. , 2016 , Planned or emergent strategy making? Exploring the formation of corporate sustainability strategies. Business Strategy and The Environment ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos e análise de casos reais. Os alunos devem apresentar em sala os seus trabalhos de grupo, o que irá potenciar a participação e o debate. Em consequência, pretende-se que os alunos compreendam os conceitos e as ferramentas teóricas e a sua aplicabilidade a contextos empresariais. A avaliação é constituída pela realização de uma frequência, com um valor de 50% da avaliação, e pela realização de um trabalho de grupo com exposição oral perante a turma, com um valor de 50% da avaliação. A Avaliação na Época de Recurso será um exame escrito a 100%.

Regente da Disciplina:

Susana Teles