Disciplina: História Empresarial

Área Científica:

História

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecimento e compreensão de: As razões históricas que explicam o surgimento da grande empresa moderna. Uma perspectiva comparada sobre a forma como se desenvolveram as estruturas empresariais em diferentes países. A emergência de multinacionais e o desenvolvimento de outras formas de negócio internacional. As mudanças no relacionamento entre as empresas e o estado desde meados do século XIX. Os factores que desde meados do século XIX tiveram interferência no desenvolvimento das estruturas organizacionais, dos sistemas de gestão e de tomada de decisão. A relação entre a grande empresa e a riqueza das nações. A pequena empresa em perspectiva histórica comparada.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução: as teorias da empresa. Tradição e inovação: a empresa e a revolução Industrial. A emergência da grande empresa moderna (1850-1914). O triunfo do consumo de massas e as estruturas empresariais (1914-1973). Comparação histórica do desenvolvimento da grande empresa moderna na Grã-Bretanha, Estados-Unidos, Alemanha e Japão. A evolução da empresa numa perspectiva histórica: estratégias, funções e organização. Estruturas empresariais e crescimento económico no século XX. A emergência e desenvolvimento das multinacionais e de outras formas de negócio internacional. Desenvolvimento das relações entre o Estado e a empresa. A empresa moderna: avaliação e prospectiva. Visão histórica geral e comparativa sobre o desenvolvimento da pequena empresa: Grã-Bretanha, Estados- Unidos, Alemanha e Japão. Conclusões e questões em aberto.

Bibliografia / Fontes de Informação:

CHANDLER, A. D., AMATORI, F. and HIKINO, T. , 1997 , Big Business and the Wealth of Nations , Cambridge University Press
JONES, Geoffrey , 1996 , The Evolution of International Business: an Introduction , Routledge.
JONES, Geoffrey and SCHRÖTER, Harm , 1993 , The Rise of Multinationals in Continental Europe , Aldershot: E. Elgar
BROADBERRY, S. , 1997 , The Productivity Race: British Manufacturing in International Perspective, 1850-1990 , Cambridge: Cambridge University Press
CHANDLER, Alfred D. , 1977 , The Visible Hand: The Managerial Revolution in American Business , Cambridge MA: Harvard Univ. Press
CHANDLER, Alfred D. and DAEMS, Herman , 1980 , Managerial Hierarchies: Comparative Perspectives on the Rise of the Modern Industrial Enterprise , Cambridge MA: Harvard Univ. Press (TRAD).
KOEN Nancy F. , 2001 , How Entrepreneurs Earned Consumer?s Trust from Wedwood to Dell ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia de Avaliação: O curso baseia-se em 2 horas de aulas teóricas por semanai (2X16=32) e em 2 horas TP de debate que se assentam na apresentação de histórias de empresas ou outras questões de história empresarial (2X16=32), trabalho tutorial com os alunos sobre leituras obrigatórias. A avaliação baseia-se no sistema A ou B. A: 1. Apresentação oral e resumo do texto escrito (20% da avaliação final. final); Texto A 2. Resumo escrito e elaboração de perguntas (20% ); Texto B 3. Participação nos debates (10%); = incide sobre textos não coincidentes com os presentes em 1 e 2.4. A História Empresarial vai ao cinema (5%). 5. 1 teste ou o Exame da época complementar = 45% com nota mínima de 10 valores . Sistema A= 20%+20%+10%+5% = 55% (mínimo de 50% de presenças na aula) + 45% * A não participação em 3 implica a dedução de 10% na média final. Sistema B = Exame da época especial a 100% (nota mínima 10)