Disciplina: História e Filosofia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Objetivos:
1.1 - Compreender o desenvolvimento da educação ao longo dos tempos.
1.2 - Analisar as principais ideias pedagógicas desde a Antiguidade até ao início do século XX.
1.3 - Refletir sobre a educação enquanto prática fundamental da existência humana.
2 - Aptidões e Competências:
2.1 - O aluno deverá ser capaz de enquadrar historicamente (competências específicas de âmbito científico) a diversas teorias sobre educação.
2.2 - O aluno deverá identificar as teorias pedagógicas desde a Antiguidade até à época contemporânea.
2.3 - O aluno deverá relacionar a Educação como prática ética e fundamento da existência humana (competências genéricas, de âmbito ético e sociocultural).

Conteúdos / Programa:

1 - História da Educação: objeto, fontes, construção dos factos e objetivos no âmbito do curso.
2 - A Antiguidade Clássica: as origens da "pedagogia".
3 - A tradição cristã
4 - A Educação na Idade Média
5 - O Renascimento
6 - A Reforma e a Contra-Reforma
7 - A educação do século XVII
8 - Revolução Francesa e Revolução Industrial
9 - O niilismo e a perspectiva weiliana de Educação

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. D, Carvalho (coord.) , 2006 , Dicionário de Filosofia da Educação , Porto Editora
E. F. B. Teixeira , 1999 , A Educação do Homem segundo Platão , Paulus
E. Redondo Garcia , 2010 , Introducción a la Historia de la Educación , Ariel
F Gambi , 1999 , História da Pedagogia , UNESP
F. Altarejos Masota et. al , 1991 , Filosofía de la educación hoy , Dykinson
J. Bowen , 1992 , Historia de la Educación Occidental , Herder
M. G. Rosa , 1993 , A História da Educação através dos textos , Cultrix
M. Gadoti , 2004 , História das ideias pedagógicas , Ática
M. L. A. Aranha , 2006 , História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil , Moderna
N. Veríssimo , 2017 , História da Educação: textos de apoio , UMa
O. Cauly , 1999 , Comenius: o pai da pedagogia moderna , Piaget
O. Negrin Fajardo; J. Vergada Ciordia , 2011 , Historia de la Educación , Editorial Universitaria Ramón Areces
O. Reboul , 2000 , A Filosofia da Educação , Ed. 70
Platão , 2002 , A República , Esquilo
R. A. C. Nunes , 1979 , História da Educação na Idade Média , Univ. de S. Paulo
R. A. C. Nunes , 1980 , História da Educação no Renascimento , Univ. de S. Paulo
T. R. Giles , 1987 , História da Educação , Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
- Trabalho cooperativo que exige a criação de um Projeto, posteriormente transfigurado num trabalho formal, que será defendido em aulas-seminários (50%). - Método dialógico que se cruza com o Método analítico que pretende avaliar as competências reflexivas-dedutivas, discursivas, da destreza de uso da língua materna tanto na vertente oral como escrita (50%).