Disciplina: Iniciação à Prática Profissional II

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Proporcionar a inserção e o contato com a realidade dos contextos de aprendizagem no âmbito da Educação de Infância/Pré-Escolar

2 Integrar de forma significativa, na prática pedagógica, os saberes científicos adquiridos nas diferentes componentes da formação inicial

3 Desenvolver competências adequadas ao exercício da prática docente e de reflexão sobre a mesma

4 Sensibilizar para a necessária adequação e realização progressivas de práticas pedagógicas adequadas com base na observação, reflexão e ação pedagógica de qualidade

5 Privilegiar o desenvolvimento de uma atitude reflexiva ao longo de todo o estágio

6 Fomentar o desenvolvimento de relações interpessoais positivas nos grupos de estágio e na comunidade educativa

Conteúdos / Programa:

Os objectivos referidos anteriormente desenvolvem-se centrados nos seguintes conteúdos integradores: observação, análise, planeamento, participação e reflexão sobre situações educativas observadas, estudadas ou realizadas pelos estudantes em contextos de EI, na valência jardim de infância /pré-escolar.

Em concordância, abordar-se-ão questões de índole teórica e prática, realizando, igualmente, atividades de índole iminentemente prática in loco nos estabelecimentos de EI com os quais a UMa tem protocolos de formação externa ou atividades simuladas na sala de aula, para que, assim, possamos promover a integração das diversas áreas de formação inicial.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: Serão consideradas metodologias de trabalho de envolvimento direto dos estudantes cuja intervenção individual ou em grupo, promoverá de forma dialógica a sua participação ativa através da pesquisa, leitura e análise, apresentação e debate de temáticas subjacentes aos conteúdos abordados. Os contactos com instituições escolares: Jardins de Infância e Pré-Escolar permitirá a problematização e teorização de situações práticas observadas. Nesta UC a aprovação implica a obtenção de classificação positiva (10/20), resultante da média dos diferentes elementos avaliativos. Assiduidade e participação nas aulas 10%; Participação nos exercícios/trabalhos de grupo - 20%; Avaliação da Prática Pedagógica em contexto educativo na valência de Jardim de Infância/Pré-Escolar - 20%; E-Portefólio - Elaborado por cada par pedagógico cuja avaliação da estrutura e conteúdo terá uma ponderação de 25%; Avaliação do Diário de Bordo (com componente reflexiva, resultante do estágio) com a ponderação de 25%.